POLÍTICA
Composição eleita à Câmara de Vereadores de Gramado tem de políticos de primeira viagem até aqueles que já concorreram seis vezes
Saiba mais sobre os parlamentares e as expectativas para o mandato que inicia em 2025
Última atualização: 15/10/2024 10:23
As nove cadeiras da Câmara de Vereadores de Gramado já possuem os nomes que as ocuparão, a partir de 2025 até 2028. As eleições deste ano apontaram para uma renovação, com apenas dois parlamentares reeleitos no município.
FIQUE POR DENTRO: Receba notícias da região diretamente em seu WhatsApp!
O Legislativo terá sete vereadores do PP e dois do Republicanos, ambos os partidos que compõem a base de governo do prefeito reeleito Nestor Tissot (PP). Assim, ele governará sem oposição.
O vereador mais votado do pleito é Rafael Ronsoni (PP), com 2.714 votos. É a maior votação da história da cidade. Ainda, do PP, foram eleitos: Jeferson Moschen (1.935 votos), Carlos Foss (1.922 votos), Lucas Roldo (1.353 votos), Ike Koetz (1.241 votos), Pedro Lazaretti (1.092 votos) e Neri da Farmácia (597 votos). Além deles, haverá dois parlamentares do Republicanos: Roberto Cavallin (634 votos) e Dra. Maria de Fátima (617 votos).
LDO: Gramado projeta alcançar orçamento de meio bilhão de reais
Assim como em outras cidades brasileiras, alguns dos candidatos mais votados não conquistaram uma cadeira no Legislativo, por causa do quociente eleitoral. Em Gramado, os casos foram do Professor Daniel (PSDB), que alcançou 1.097 votos, e do Vereador Paim (MDB), que fez 765.
Renovação
Dos nove eleitos, somente Rafael Ronsoni e Ike Koetz são os titulares das cadeiras da atual gestão do Legislativo gramadense. Neri da Farmácia e Roberto Cavallin são suplentes da eleição de 2020. Carlos Foss, Lucas Roldo, Pedro Lazaretti e Dra. Maria de Fátima concorreram pela primeira vez. Jeferson Moschen já foi eleito vereador em eleições anteriores.
NOVO MANDATO: "Temos a certeza que faremos um dos melhores governos da nossa história", diz prefeito reeleito de Gramado
Ronsoni se declara pré-candidato a prefeito
Pela segunda eleição consecutiva, o vereador Rafael Ronsoni (PP) é o candidato mais votado para o Legislativo gramadense. Em 2020, ele conquistou 1.347 votos e, quatro anos depois, conseguiu mais que dobrar a votação.
Para ele, o resultado é fruto do reconhecimento pelo trabalho desempenhado. Ronsoni esteve por mais de três anos como secretário de Obras e de Agricultura da cidade. Ele retornou à Câmara há seis meses. “A nossa comunidade está atenta, está acompanhando o trabalho de todo mundo. Acabou aquele discurso vazio, aquele discurso que não chega a lugar nenhum. Crítica por crítica”, atesta.
ELEIÇÕES: O que disseram os candidatos a prefeito de Gramado depois da vitória de Nestor Tissot nas urnas
O vereador pondera que acreditava que aumentaria o número de votos, mas não imaginou dobrar. “Eu senti pouca rejeição. As pessoas me procuravam, pediam para eu visitar. Estavam com as portas abertas. Tiveram alguns lugares que eu nem consegui chegar. Mas é difícil mensurar o resultado, porque a gente não pode subestimar os colegas. Foi fantástico o resultado que o partido teve”, destaca.
Para a próxima composição da Câmara, não haverá oposição. Porém, Ronsoni cita que a construção e o diálogo com o Executivo permanecerão os mesmos. “De um modo geral, quase todos os projetos que vêm são aprovados, depois que a gente discute com a própria Prefeitura. Se o projeto for bom para a comunidade, será aprovado”, atesta.
O vereador afirma que ainda está analisando se voltará às secretarias de Obras e Agricultura ou se continuará no Legislativo até o final do ano. Sobre o futuro, diz que precisa analisar, se será como vereador ou secretário. “O importante é contribuir com a cidade. Vamos retribuir essa votação com muito trabalho. Não vamos decepcionar a comunidade”, frisa.
Entre os projetos que gostaria de ver concretizado daqui a quatro anos, Ronsoni lista a conclusão da ligação viária entre os bairros Piratini e Prinstrop e também entre Avenida Central e Carniel, como medidas para melhorar a mobilidade urbana. “E uma das coisas que eu sonho também, que eu gostaria muito que acontecesse nesse governo, é o nosso Parque das Orquídeas. Vamos ter uma Gramado antes e uma depois desse parque”, prospecta. “E também a continuação da própria administração da maneira que ela está em todas as áreas, desde educação, saúde, obras. Nós estamos no caminho certo”, aponta.
Esta é a sexta eleição de Ronsoni. São mais de 20 anos de vida pública. Um dia depois da eleição, ele já almeja a próxima, declarando-se pré-candidato a prefeito de Gramado. “Foi minha última eleição como vereador. Com uma votação histórica dessa, estou vendo que está indo ao natural para esse caminho”, salienta. Refletindo sobre o futuro, afirma que não aceitaria o cargo de vice. “Sou parceiro do partido e não vou atropelar ninguém, mas acho que a comunidade deu a resposta”, reforça.
Reconduzido ao cargo
Assim como Ronsoni, Ike Koetz garantiu à reeleição. Apesar de ter ficado três anos como secretário de Inovação, alega que pretende permanecer na Câmara e seguir seu mandato. “É uma felicidade imensa, porque mostrou que meu trabalho foi respaldado”, ressaltando que conseguiu aumentar o número de votos. “A nova caminhada será repleta de compromissos voltados à inovação, educação e aos projetos estratégicos que o município precisa”, diz.
Iniciantes na campanha conquistam vagas no Legislativo
Com resultados positivos na primeira eleição em que encaram, Carlos Foss, Lucas Roldo, Pedro Lazaretti e Dra. Maria de Fátima serão vereadores titulares a partir de 2025 e seguirão mandatos até 2028.
Nos últimos anos, Carlos Foss esteve à frente da Subprefeitura do bairro Várzea Grande. Terceiro mais votado nas eleições deste ano, aponta o sentimento de gratidão pela conquista. “Eu não imaginava uma votação tão expressiva. Foi surpreendente e estou muito feliz com o reconhecimento do meu trabalho junto à comunidade”, alega. “Quero dizer a todos os gramadenses que vou seguir fazendo o que faço de melhor: continuar arregaçando as mangas, trabalhando muito e sempre trazendo resultados que atendam aos interesses da nossa cidade, pois esse é meu compromisso com toda a comunidade de Gramado”, aponta.
Lucas Roldo também estava no Executivo municipal e atuou como secretário de Esportes. Para ele, o resultado nas urnas mostra a aprovação do trabalho realizado nos últimos três anos. “Buscamos agregar perante à comunidade de Gramado e nos dá mais vontade de contribuir com todos. Agora é um momento que a gente vai se dedicar em atender o cidadão. Podem esperar alguém que vai trabalhar bastante e retribuir a confiança”, comenta.
Pedro Lazaretti é diretor da escola Senador Salgado Filho, no bairro Piratini. “É início de sentimento de responsabilidade, felicidade e comprometimento com a comunidade”, declara o vereador eleito, que decidiu ser candidato somente na reta final do período da janela partidária, no final de março. “Eu não tinha uma caminhada política. A minha vida sempre foi dentro de escola, não tinha filiação partidária”, completa. “A comunidade pode esperar um vereador atuante, um mandato coletivo, de escuta, de disponibilidade, de estar a serviço de todos. Servir é a grande palavra do serviço público”, frisa.
A Dra. Maria de Fátima está há oito anos morando em Gramado. Médica há 35, é clínica geral e atua na rede pública da cidade, na unidade de saúde do bairro Floresta. Ela destaca que não se imaginava na vida política até pouco tempo atrás. “Acredito que a minha forma de tratar as pessoas, sempre com muito respeito, dignidade, carinho e atenção, somado a uma campanha eleitoral propositiva, repercutiu nas urnas”, declara. “Tenho projetos específicos voltados para o cuidado dos idosos, das mulheres e das crianças, além, é claro, de estar empenhada em dar resolutividade a outras demandas latentes no município”, acrescenta a vereadora eleita. “Devemos seguir trabalhando e buscando ampliar a ocupação desses espaços. Somos competentes e capazes para isso”, conclui a única mulher eleita à Câmara na cidade.
De volta à Câmara
Depois de 12 anos sem participar de uma campanha política, Jeferson Moschen volta a ser titular da Câmara de Gramado. O vereador eleito esteve à frente da Secretaria da Saúde, nas últimas gestões do PP. Segundo mais votado, ele acredita que os números representam o trabalho desenvolvido na pasta. Ele volta ao posto, na próxima semana, e pretende articular para se manter no cargo na próxima gestão. “É um compromisso muito grande. Temos uma equipe forte e que nos ajuda na Secretaria, no hospital. Queremos dar continuidade a tudo isso”, planeja. “Na saúde é tudo para ontem. Foi um reconhecimento do meu trabalho, honesto, limpo e autêntico”, avalia.
Conquista da titularidade
Os vereadores eleitos Roberto Cavallin e Neri da Farmácia foram suplentes no Legislativo e, nas eleições de 2024, conquistaram a titularidade.
Neri passou praticamente os quatro anos na vereança. “Foram votos de confiança de quem acredita e acompanha o nosso trabalho”, relata. “Fui muito bem recebido pela comunidade, isso me deixa extremamente recompensado. Vamos continuar a trabalhar com muita seriedade e determinação, legitimando os processos da comunidade, ouvindo e fiscalizando o Executivo”, reforça.
Roberto Cavallin descreve que se dedicou integralmente à vida pública, quando teve a oportunidade de assumir a suplência da Câmara. “Só tenho que agradecer pelo reconhecimento. A minha proposta é trabalhar e me dedicar ao máximo. Me mostrei coerente, defendendo as minhas bandeiras, mas, acima de tudo, Gramado”, menciona. “Minha promessa é jamais decepcionar as pessoas que confiaram em mim”, enfatiza.
Confira a votação dos candidatos a vereador em Gramado
Eleitos
Rafael Ronsoni PP 2.714 votos
Jeferson Moschen PP 1.935 votos
Carlos Foss PP 1.922 votos
Lucas Roldo PP 1.353 votos
Ike Koetz PP 1.241 votos
Pedro Lazaretti PP 1.092 votos
Roberto Cavallin Republicanos 634 votos
Dra Maria de Fátima Republicanos 617 votos
Neri da Farmácia PP 597 votos
Suplentes
Jonas da Silva Republicanos 496 votos
Prof Denise PP 393 votos
Mara Republicanos 359 votos
André Kiekow Republicanos 277 votos
Carla Hillig Republicanos 262 votos
Tenente Quevedo Republicanos 213 votos
Vivi das Damas PP 213 votos
Fernanda Pereira Dias PP 210 votos
Tiago Varela Republicanos 199 votos
Everton Global Republicanos 135 votos
Miro Republicanos 71 votos
Não Eleitos
Professor Daniel PSDB 1.097 votos
Vereador Paim MDB 765 votos
Celso Fioreze PSDB 536 votos
João Teixeira PSD 436 votos
Joel Reis PSD 377 votos
Cicero Altreiter MDB 367 votos
Eder Leandro Rossa Podemos 264 votos
Cassiano Kramer Kk MDB 254 votos
Carina Mendonça PSD 252 votos
Denis Schell Podemos 238 votos
Carlinha Feijó União Brasil 224 votos
Simone Dinnebier MDB 194 votos
André Rodrigues PL 145 votos
Charles Sganderla União Brasil 143 votos
Jean Corrêa Podemos 126 votos
Birinha Moura PSD 125 votos
Simone Lovato PT 111 votos
Gilson Lopes Podemos 102 votos
Antonio Rodrigues MDB 98 votos
Milla Fisch PSD 97 votos
Luciano Bispo PSD 94 votos
Silvano Narizinho PCdoB 89 votos
Xandy PSDB 89 votos
Marinho Ferreira PL 88 votos
Prof Fabi Andrade PSDB 87 votos
Mada PT 86 votos
Brezolin PSDB 83 votos
Marcos Borges MDB 83 votos
Silvair do Turismo Podemos 82 votos
Flávio das Máquinas União Brasil 81 votos
Cátia Muraro Podemos 79 votos
Iracema Damasio PSD 77 votos
Fabiano Fuhr PL 77 votos
Roque Tomazeli PSDB 74 votos
Beto Brisa PSD 74 votos
Senna PSD 73 votos
Sandra Oberherr MDB 67 votos
Adriana Moura PL 66 votos
Pilly União Brasil 63 votos
Jocemar O Gaúcho União Brasil 62 votos
Forquim PSDB 62 votos
Airton Michel MDB 55 votos
Fernanda Kohlrausch PL 54 votos
Fernanda Dahmer PCdoB 5 3votos
Jaisson Do Gnomo PSD 50 votos
Flora Metz MDB 48 votos
Vaz Ezequiel Podemos 47 votos
Cantor Miguel União Brasil 38 votos
Evi PSDB 37 votos
Celso Trein PL 33 votos
Júlia Pereira Podemos 31 votos
Vicentão PT 28 votos
Vivi Kremer PSDB 26 votos
Xaropinho Podemos 22 votos
Deise Oliveira União Brasil 20 votos
Elenita Soares Podemos 19 votos
Guia Gilb União Brasil 15 votos
Adriano Gonçalves PT 15 votos
Jane Azevedo PL 14 votos
Eloisa Haack União Brasil 7 votos