AMOR PELAS TRADIÇÕES

Comemorações farroupilhas encerram em Gramado e Canela com desfiles

No município gramadense, o desfile teve a saída do CTG Manotaço, passando pela Avenida Borges de Medeiros, com parada em frente ao Palácio dos Festivais

Publicado em: 21/09/2023 18:18
Última atualização: 18/10/2023 19:41

 As comemorações farroupilhas encerraram, na quarta-feira, 20, tanto em Gramado, quanto em Canela. Após a realização dos desfiles com cavalarianos, que contaram com grande público assistindo nas áreas centrais, ao longo do dia houve atrações musicais e, meia-noite, a extinção da Chama Crioula.

Desfile Farroupilha em Gramado Foto: PMG/Divulgação

No município gramadense, o desfile teve a saída do CTG Manotaço, passando pela Avenida Borges de Medeiros, com parada em frente ao Palácio dos Festivais. Na ida, houve uma apresentação do artista Juliano Bolfe.

Em seguida, o percurso foi em direção ao Centro Municipal de Cultura Arno Michalsen, junto ao Lago Joaquina Rita Bier, onde os cavalarianos buscaram o símbolo. O trajeto percorreu novamente a avenida principal da cidade, com nova parada, desta vez para a atração do Coral de Vozes.

“Eu sempre participei contribuindo com um ou outro detalhe, mas estar na linha de frente das decisões de quase todos os detalhes de uma Semana Farroupilha de Gramado é muito marcante. Especialmente que, neste ano, pela primeira vez, o CTG teve a responsabilidade de gerir os recursos públicos que o Município aplica no evento. E não conseguiria sem uma boa equipe. O esforço coletivo e voluntário de muitas pessoas fez total diferença”, conta o patrão do CTG Manotaço, Fernando Gusen.

Para ele, a avaliação é muito positiva. “Tivemos inúmeras atrações (shows, bailes, exposições, palestras, apresentações, concursos, oficinas gastronômica e de laço para crianças, campeonatos de laço, bocha e 66, jantares). E, em vários locais, como o CTG, o Vila Joaquina, Várzea Grande, Praça Major Nicoletti, biblioteca pública e em dezenas de escolas, envolvemos a comunidade local e visitante e cada uma delas com fluxo de pessoas que superou a expectativa”, afirma.

“Para o ano que vem, queremos ampliar o leque de atividades”, finaliza Fernando.

Em Canela

O 20 de setembro em Canela iniciou com o almoço farroupilha e com o grupo Marca do Tempo. Por volta das 15 horas, os cavalarianos saíram do Parque do Palácio. Cerca de 230 participantes estiveram presentes. Eles seguiram em direção ao Parque de Rodeios Saiqui, numa distância de sete quilômetros.

Desfile Farroupilha em Canela na quarta-feira, dia 20 Foto: Diego Santos/Estrategiacom

Na chegada, a patronagem do CTG Querência fez a entrega do troféu ao piquete de laçadores Serra e Fronteira, campeão do torneio de laço. “Somos gaúchos de coração e tradicionalistas por opção. Que venham os festejos farroupilhas 2024”, frisa o patrão, Jeferson Lódea.

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Matérias Relacionadas