O período da quaresma está se aproximando do final e, com ele, iniciam as celebrações para os cristãos da morte e ressurreição de Jesus Cristo.
Oficialmente, é no Domingo de Ramos, 2 de abril, que começa a Semana Santa, seguindo até a Páscoa, no dia 9. Em Gramado, o dia começará com a tradicional Procissão de Ramos, com concentração na Praça das Etnias, às 9 horas, seguindo em direção à igreja São Pedro. Após, haverá missa celebrada pelo pároco da Paróquia São Pedro, Neimar Kunkel Pies.
Na procissão, que conta com elenco de 40 pessoas, é representada a entrada de Cristo em Jerusalém. No cortejo, um personagem interpretando Jesus Cristo faz o percurso montado em um jumento, que é um símbolo de humildade. Os ramos abençoados recordam a função de acolher e aclamar Jesus como rei. “Em Sua entrada triunfal, Jesus, o Rei Humilde, é recebido festivamente. Com ramos de oliveiras, Jesus é saudado pelo povo. Vamos manter a procissão nos mesmos moldes do ano passado. Deu muito certo e emocionou o público”, revela o diretor artístico da Procissão de Ramos, Abramo Machado.
LEIA TAMBÉM
Preparação
“Quando a gente faz uma festa, prepara ela antes. Isso é a quaresma. Estamos nos preparando, seja para os momentos fortes do tríduo pascal ou através da vida pessoal, com oração e atenção maior consigo mesmo”, diz o padre.
Segundo o religioso, três são os pilares desse período que antecede à Páscoa: oração, jejum e caridade. “Um dos desafios é fazer algum tipo de jejum e abstinência para testar se você é uma pessoa que tem autocontrole ou se é o corpo que te controla. Isso vale para um vício de comida, de falar mal dos outros. É ficar sem um vício que te impede de ser um cristão melhor”, pondera o pároco. “E, através da caridade, ajudar alguém. Não é somente com alimentos, mas comprar material escolar para uma criança, pagar uma consulta para uma pessoa que não tem condição, ajudar a melhorar a vida de uma pessoa”, frisa.
“Se essa preparação for bem-feita, tenho certeza que a celebração da Páscoa será de esperança, de um mundo melhor e de pessoas mais comprometidas, religiosas e que consigam olhar o outro com olhar mais puro, mais cristão”, comenta.
Arrecadação de alimentos durante a Campanha da Fraternidade
Neste ano, a Campanha da Fraternidade, realizada na quaresma, tem o tema “Dai-lhes vós mesmos de comer”. Em Gramado, com essa iniciativa de amenizar a fome, a Paróquia São Pedro está fazendo uma coleta de alimentos não perecíveis nas capelas. “Cada comunidade é desafiada a encontrar no próprio bairro famílias em vulnerabilidade para fazer essa entrega e também a fazer uma prestação de contas”, explica o padre Neimar.
Caso sobrem alimentos ou não sejam identificadas famílias que necessitem, os donativos serão destinados às Cáritas. “A gente quer fazer esse ‘dai-lhes vós mesmos de comer’ acontecer na prática aqui na cidade”, frisa o pároco.
Programação
A programação religiosa é organizada em parceria com a Gramadotur, envolvendo as comunidades luterana, evangélica e metodista.
Domingo, dia 2
9 horas – Procissão de Ramos, no Centro; Culto Domingo de Ramos, na Igreja do Relógio e na Comunidade Evangélica Luterana Concórdia; Santa Ceia do Senhor, na Igreja Evangélica Quadrangular
19h30 – Culto da Família, na Comunidade Evangélica Sara Nossa Terra
20 horas – Santa Ceia do Senhor, na Igreja Evangélica Quadrangular
Terça-feira, dia 4
19h30 – Cultura de fé e milagre, na comunidade Sara Nossa Terra
Quarta-feira, dia 5
18h30 – Reunião de oração, na Igreja Metodista
Quinta-feira, dia 6
19h30 – Cultura especial na Comunidade Evangélica Luterana Concórdia
20 horas – Missa de lava pés, na Igreja São Pedro
- Categorias
- Tags