abc+

EVENTOS

Começam neste final de semana as celebrações religiosas da Páscoa em Gramado

Procissão de Ramos ocorre no domingo (2), a partir das 9 horas, com concentração da Praça das Etnias

Mônica Pereira
Publicado em: 31/03/2023 às 03h:00 Última atualização: 29/02/2024 às 08h:33
Publicidade

O período da quaresma está se aproximando do final e, com ele, iniciam as celebrações para os cristãos da morte e ressurreição de Jesus Cristo.

Procissão de Ramos conta com artistas que enceram chegada de Jesus em Jerusalém



Procissão de Ramos conta com artistas que enceram chegada de Jesus em Jerusalém

Foto: Arquivo/GES-Especial

Oficialmente, é no Domingo de Ramos, 2 de abril, que começa a Semana Santa, seguindo até a Páscoa, no dia 9. Em Gramado, o dia começará com a tradicional Procissão de Ramos, com concentração na Praça das Etnias, às 9 horas, seguindo em direção à igreja São Pedro. Após, haverá missa celebrada pelo pároco da Paróquia São Pedro, Neimar Kunkel Pies.

Na procissão, que conta com elenco de 40 pessoas, é representada a entrada de Cristo em Jerusalém. No cortejo, um personagem interpretando Jesus Cristo faz o percurso montado em um jumento, que é um símbolo de humildade. Os ramos abençoados recordam a função de acolher e aclamar Jesus como rei. “Em Sua entrada triunfal, Jesus, o Rei Humilde, é recebido festivamente. Com ramos de oliveiras, Jesus é saudado pelo povo. Vamos manter a procissão nos mesmos moldes do ano passado. Deu muito certo e emocionou o público”, revela o diretor artístico da Procissão de Ramos, Abramo Machado.

 

Preparação


Padre Neimar Kunkel Pies, o novo pároco da Paróquia São Pedro, em Gramado



Padre Neimar Kunkel Pies, o novo pároco da Paróquia São Pedro, em Gramado

Foto: Divulgação


“Quando a gente faz uma festa, prepara ela antes. Isso é a quaresma. Estamos nos preparando, seja para os momentos fortes do tríduo pascal ou através da vida pessoal, com oração e atenção maior consigo mesmo”, diz o padre.

Segundo o religioso, três são os pilares desse período que antecede à Páscoa: oração, jejum e caridade. “Um dos desafios é fazer algum tipo de jejum e abstinência para testar se você é uma pessoa que tem autocontrole ou se é o corpo que te controla. Isso vale para um vício de comida, de falar mal dos outros. É ficar sem um vício que te impede de ser um cristão melhor”, pondera o pároco. “E, através da caridade, ajudar alguém. Não é somente com alimentos, mas comprar material escolar para uma criança, pagar uma consulta para uma pessoa que não tem condição, ajudar a melhorar a vida de uma pessoa”, frisa.

“Se essa preparação for bem-feita, tenho certeza que a celebração da Páscoa será de esperança, de um mundo melhor e de pessoas mais comprometidas, religiosas e que consigam olhar o outro com olhar mais puro, mais cristão”, comenta.

Arrecadação de alimentos durante a Campanha da Fraternidade

Neste ano, a Campanha da Fraternidade, realizada na quaresma, tem o tema “Dai-lhes vós mesmos de comer”. Em Gramado, com essa iniciativa de amenizar a fome, a Paróquia São Pedro está fazendo uma coleta de alimentos não perecíveis nas capelas. “Cada comunidade é desafiada a encontrar no próprio bairro famílias em vulnerabilidade para fazer essa entrega e também a fazer uma prestação de contas”, explica o padre Neimar.

Caso sobrem alimentos ou não sejam identificadas famílias que necessitem, os donativos serão destinados às Cáritas. “A gente quer fazer esse ‘dai-lhes vós mesmos de comer’ acontecer na prática aqui na cidade”, frisa o pároco.

Programação

A programação religiosa é organizada em parceria com a Gramadotur, envolvendo as comunidades luterana, evangélica e metodista.

Domingo, dia 2
9 horas – Procissão de Ramos, no Centro; Culto Domingo de Ramos, na Igreja do Relógio e na Comunidade Evangélica Luterana Concórdia; Santa Ceia do Senhor, na Igreja Evangélica Quadrangular

19h30 – Culto da Família, na Comunidade Evangélica Sara Nossa Terra

20 horas – Santa Ceia do Senhor, na Igreja Evangélica Quadrangular

Terça-feira, dia 4
19h30 – Cultura de fé e milagre, na comunidade Sara Nossa Terra

Quarta-feira, dia 5
18h30 – Reunião de oração, na Igreja Metodista

Quinta-feira, dia 6
19h30 – Cultura especial na Comunidade Evangélica Luterana Concórdia

20 horas – Missa de lava pés, na Igreja São Pedro

Publicidade

Matérias Relacionadas

Publicidade
Publicidade