Os moradores da colônia e da área urbana de Gramado confraternizaram com os turistas de todo o Brasil e até do exterior, durante os 18 dias da 32ª Festa da Colônia, que ocorreu entre 27 de abril e 14 de maio no complexo do Expogramado. Durante o período, mais de 300 mil pessoas prestigiaram o evento.
A Festa da Colônia, que valoriza as principais etnias que contribuíram para o desenvolvimento de Gramado (alemães, italianos e portugueses), reuniu as agroindústrias que comercializaram e divulgaram seus produtos como vinhos, sucos, geleias, embutidos, queijos, iogurtes, biscoitos, entre outros.
A gastronomia alemã e italiana esteve presente através de dois restaurantes e um café colonial, além de sete biers. Os fornos possibilitaram que os visitantes conhecessem o processo de produção de pães e cucas. O destaque das vendas foram os pãezinhos recheados com linguiça e queijo, onde foram comercializadas cerca de 48,6 mil unidades.
“Foi a mais movimentada festa de todos os tempos, superamos os números do ano passado e da festa de 2019, antes da pandemia. Uma alegria enorme ver a satisfação dos participantes e dos nossos visitantes”, conclui a presidente da Gramadotur, Rosa Helena Volk.
O carro-chefe de vendas nos biers, os bolinhos de batata, mais uma vez comprovaram porquê os gramadenses e turistas esperam pela festa para degustar esta iguaria. Foram cerca de 75 mil bolinhos de batata consumidos e 11 mil bolinhos de aipim, o que totalizam 11 toneladas de farinha utilizadas. Nas cozinhas alemã e italiana foram servidas quase 15 mil refeições, um recorde no evento.
A próxima edição da Festa da Colônia está prevista para abril de 2024, quando será a 33ª edição do evento.
LEIA TAMBÉM
Os números da festa
– 48,6 mil pãezinhos com linguiça e queijo.
– 12,4 mil cucas.
– 7,2 mil pães.
– 10,2 mil cuquinhas
– 726 cafés coloniais servidos.
– 1.315 fatias de tortas.
– 75 mil bolinhos de batata.
– 11 mil bolinhos de aipim.
– 14 mil pastéis.
– 7,2 mil pastéis de aipim.
– 23 mil copos de chopes.
– 14.909 refeições, sendo alemã – 5.470 adultas e 288 infantis – e italiana – 9.439 adultas e 536 infantis.
– 580 flores.
– 426 peças de artesanato.
A fonte oficial dos dados é a Emater/RS, através do escritório de Gramado.