SOLENIDADE OFICIAL

Com investimento de R$ 4,9 milhões, viaduto da RS-115 em Gramado é inaugurado pelo governador Eduardo Leite

Os recursos para as obras foram oriundos dos pagamentos das praças de pedágio da região

Publicado em: 16/02/2024 15:24
Última atualização: 16/02/2024 15:53

Entregue e concluído pela Empresa Gaúcha de Rodovias (EGR) no final do mês de novembro do ano passado, o viaduto da RS-115, em Gramado, teve a cerimônia de abertura oficial realizada nesta sexta-feira (16). A estrutura, localizada no quilômetro 36, no bairro Várzea Grande, teve os cones de acesso retirados pelo próprio governador do Estado, Eduardo Leite

SIGA O ABCMAIS NO GOOGLE NOTÍCIAS!

Viaduto da RS-115 foi inaugurado pelo governador do Estado, Eduardo Leite, em Gramado Foto: Fernanda Fauth/GES-Especial

A obra teve investimento de R$ 4,9 milhões. Os recursos foram oriundos dos pagamentos das praças de pedágio da região, que receberam durante 2023 mais de 8 milhões de visitantes.

ENTRE NA NOSSA COMUNIDADE NO WHATSAPP

O ato simbólico contou com a presença do secretário de Logística e Transportes, Juvir Costella, do prefeito Nestor Tissot e do diretor-presidente da EGR, Luis Fernando Vanacor, além de autoridades municipais, estaduais e federais. 

"É uma cidade que tem movimentação muito forte de turistas, da própria cidade. E esse povo tinha uma situação bem complicada, dessa interação do fluxo da cidade com o fluxo da rodovia. Ficou uma obra muito bonita. É uma satisfação fazer essa entrega e trazer conforto aos moradores", reitera Vanacor.

As autoridades também ressaltaram as conversas para solucionar um problema recorrente no trecho, que já registrou, inclusive, óbitos, por acidentes e atropelamentos. Estima-se que, apenas no bairro Várzea Grande, morem cerca de 20 mil gramadenses.

Viaduto da RS-115 foi inaugurado pelo governador do Estado, Eduardo Leite, em GramadoFernanda Fauth/GES-Especial
Viaduto da RS-115 foi inaugurado pelo governador do Estado, Eduardo Leite, em GramadoFernanda Fauth/GES-Especial
Viaduto da RS-115 foi inaugurado pelo governador do Estado, Eduardo Leite, em GramadoFernanda Fauth/GES-Especial
Viaduto da RS-115 foi inaugurado pelo governador do Estado, Eduardo Leite, em GramadoFernanda Fauth/GES-Especial
Viaduto da RS-115 foi inaugurado pelo governador do Estado, em GramadoFernanda Fauth/GES-Especial

"Foram infelizmente perdido vidas, pessoas queridas do bairro. Essa luta já existe há muitos anos e de lá para cá a gente continuou. E chegou o momento de recebermos esse benefício. Agradecemos ao Estado por atender ao nosso apelo, que surgiu de muitas mãos e vozes, que se somaram ao longo do tempo", coloca o prefeito Nestor Tissot.

"A solução do viaduto se tornou uma necessidade. Essa obra buscou ser feita com a maior agilidade possível, dentro de um ano que não teve clima favorável", complementa o representante da EGR, Vanacor.

"Fluidez como prometido e segurança consequentemente afetada. Quando fazemos uma obra de infraestrutura como essa queremos oferecer conforto ao usuário, principalmente quando falamos de uma cidade turística como Gramado. O turista não quer passar perrengue, quer justamente levar boas lembranças", pontua o governador Eduardo Leite.

O chefe do Executivo estadual também salientou outros pontos que recebem obras com recursos obtidos via Estado.

"Estamos juntos em outras frentes, fizemos a pavimentação do Olivas de Gramado, tem a estrada do Caracol que está sendo pavimentada, novas frentes de pavimentação na zona rural para levar a outros pontos turísticos e ajudando o desenvolvimento da agricultura e agroindústrias. E tudo isso é possível graças ao equilíbrio das contas do RS", finaliza Eduardo Leite. 

A obra realizada

O viaduto fica no acesso à Avenida do Trabalhador e foi construído nas proximidades do pórtico da cidade, com estrutura mista. As obras começaram nos primeiros meses do ano passado e, conforme a EGR, a elevatória possui vigas de aço e partes em concreto armado, além de um vão de 26 metros entre as extremidades, 12 metros de largura e mais de 5,5 metros de altura. 

Após ter o tráfego liberado no final de 2023, a rotatória utilizada para acesso às avenidas 1º de Maio e do Trabalhador foi bloqueada.

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Matérias Relacionadas