GRUPO DE HOSPITALIDADE E ENTRETENIMENTO

Com dívida bilionária, Gramado Parks apresenta plano para pagar credores

Recuperação judicial é uma maneira de renegociar o déficit financeiro acumulado nos últimos anos

Publicado em: 12/04/2024 10:18
Última atualização: 01/11/2024 16:40

O Grupo Gramado Parks deu um passo a mais no processo de recuperação judicial que está enfrentando. Na segunda-feira (8), credores aprovaram o plano de pagamento de R$ 452 milhões proposto. Com uma dívida total que pode superar R$ 1 bilhão, a etapa é uma maneira de renegociar as dívidas que foram acumuladas nos últimos anos.

Snowland é uma das empresas do Grupo Gramado Parks Foto: Nicheli Giesch/Divulgação
As empresas que compõem o grupo são representadas pelos escritórios Medeiros, Santos & Caprara Advogados (MSC) e Tarvos Partners. Segundo os advogados, uma assembleia geral virtual foi realizada para apresentar o plano de recuperação e a proposta foi aceita por 98,5% dos presentes. O processo como um todo envolve em torno de 10 mil credores, sendo que cerca de 3,5 mil participaram do encontro on-line.

Agora, o documento será encaminhado para homologação na Vara Regional Empresarial da Comarca de Caxias do Sul. A expectativa é que haja um parecer em dez dias.

Os representantes jurídicos estão há cerca de um ano trabalhando nesse plano de recuperação, levando em conta aditivos e negociações. Os advogados afirmam, ainda, que é prematuro apontar um valor total da dívida, pois é necessário aguardar o prazo para adesões dos credores às formas de pagamento. Sem contar os períodos de carência, há valores que serão parcelados em até 144 meses.

Expansão

Anderson Caliari Foto: Divulgação
Conforme o grupo, o plano de recuperação judicial tem o objetivo de assegurar a operação e seguir com os objetivos de crescimento e expansão. Para a diretoria, representada por Ronaldo Costa Beber e Anderson Caliari, a aprovação do plano representa um voto de confiança dos credores, que acreditam no potencial do segmento de hospitalidade e entretenimento no Brasil.

“O plano é bastante sólido e dá segurança para a Gramado Parks seguir em sua jornada de reestruturação”, afirma o advogado Laurence Medeiros, da MSC. “É um grande passo. Agora, começa um novo e maior capítulo para a empresa”, celebram Roberto Martins e Bento Ribeiro, sócios da Tarvos Partners, que assessora o grupo no trabalho de reorganização financeira e empresarial.

As empresas 

O Grupo Gramado Parks é composto por quatro empresas, que atuam nas áreas de incorporação, hotelaria, gastronomia e entretenimento. São três hotéis no segmento de multipropriedade na cidade, Buona Vitta Gramado, Bella Gramado e Exclusive Gramado, além de cinco restaurantes.

Em Gramado, a companhia é gestora do parque de neve Snowland, e do atrativo aquático Acquamotion. A empresa opera também as rodas-gigantes Yup Star, em Foz do Iguaçu e no Rio de Janeiro.

Com o processo de reestruturação, também retomou as obras dos empreendimentos Aquan, resort, em Foz do Iguaçu, e do Acquaventura, parque aquático na Praia de Carneiros, em Pernambuco.

Conforme a diretoria, a empresa assinou um acordo operacional com a WAM e a Wish, passando a oferecer aos clientes um portfólio de 25 resorts e oito parques aquáticos e temáticos.

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Matérias Relacionadas