EM PONTOS TURÍSTICOS
Chimarródromos gratuitos entram em funcionamento em Gramado; confira os serviços disponíveis
A inauguração oficial ocorreu na segunda-feira (1º), na estação localizada no Lago Negro, que conta com água quente, fria e para pets, além de Internet e carregamento de celular
Última atualização: 02/07/2024 11:42
Gramado agora conta com chimarródromos inteligentes, em diferentes pontos turísticos da cidade. A comunidade pode desfrutar, de forma gratuita, de serviços como uma estação de hidratação, com oferecimento de água fria, água quente para quem quer passear e curtir o seu chimarrão e até mesmo pote de água para pets. Ainda, conta com termômetro digital.
A inauguração oficial ocorreu na segunda-feira (1º), na estação localizada no Lago Negro. Com arquitetura criada especificamente para a cidade da Serra gaúcha, em estilo enxaimel, os equipamentos que são instalados são considerados os mais completos da marca.
"É a versão mais moderna do Brasil, é o único que tem água quente, água gelada, água para pet, Internet de graça e espaço para carregamento de celular. Foi projetado especialmente para Gramado", revela o CEO da Icehot, empresa responsável, Alex Sander da Rosa.
Além do Lago Negro, outros dois pontos já estão em funcionamento e podem ser utilizados: Ginásio Perinão e Vila Olímpica. Nos próximos dias, outros três serão estruturados, na Praça Major Nicoletti, Praça das Etnias e no Lago Joaquina Rita Bier.
A iniciativa, da startup de Bento Gonçalves, foi colocada em prática após a formalização de uma concessão, com duração de cinco anos. A Prefeitura de Gramado não teve custos para a instalação e os investimentos são estimados em R$ 400 mil. Em troca, o equipamento conta com divulgação de mídia, que é comercializada pela própria empresa.
"É importante ressaltar que não teve nenhum custo ao município, a empresa por meio da concessão instalou todos os equipamentos de forma gratuita, e ainda parte da outorga de imagem volta ao Fundo Municipal de Cultura, que vai financiar projetos culturais da cidade. É um equipamento que não vai atender apenas aos visitantes, também é pensado no morador", pontua o secretário da Cultura, Joe Cardoso.
Para Alex, estar em Gramado é um diferencial. "Estamos em mais de 200 cidades, em 12 estados. Quando a gente pensa em Gramado, a gente pensa em fazer o melhor, porque ela já proporciona as melhores experiências para as pessoas. Esse é um marco, a primeira vez que vim apresentar esse projeto faz cerca de cinco anos. E desde o ano passado estamos articulando e projetando esse produto", relembra o CEO da startup.
Fornecimento de dados
A estação de hidratação conta com uma câmera discreta, que filma em ângulo de 180°. "Ela pega quantas pessoas vão passar em frente ao equipamento, qual o perfil de cada pessoa. Se uma pessoa passar três vezes aqui, ela não vai saber o nome da pessoa, mas vai saber que ela passou as três vezes. Vai saber quanto tempo a pessoa ficou parada, se usou ou não o equipamento", explica Alex Sander.
Ainda serão disponibilizados dados demográficos, como detalhes se o usuário é homem, mulher e, inclusive, sua faixa etária. "Estamos colocando não apenas um produto que leva qualidade de vida, mas que tem inovação, tecnologia, para melhorar ainda mais os dados e disponibilizar para a prefeitura. E entender o perfil das pessoas que frequentam o Lago Negro e outros pontos turísticos de Gramado", finaliza o CEO da startup.
A ideia, com a vinda do equipamento, é também trazer e promover a sustentabilidade. "Auxilia na redução de plástico, se cobra tanto sobre meio ambiente, e aqui é uma estação que fala por si só, as pessoas podem vir com sua garrafinha, encher e reutilizar o quanto quiser", reitera Joe.
A estrutura oferece água quente na temperatura ideal para o chimarrão: 85°C. Também há água fria, de 5°C e abastecimento inteligente para o pote de água do pet, que preenche a fonte enquanto o bichano se hidrata e, após segundos, esvazia. Os sensores evitam derramamento e possuem dispositivo para a água não ficar parada - uma preocupação da startup no quesito de cuidados devido à dengue.
Para funcionamento, o chimarródromo possui instrumentos de segurança. A água para de sair após 30 segundos. Já a água quente precisa apertar o botão duas vezes.