APÓS MOVIMENTAÇÃO DE MASSA

GRAMADO: Cerca de 80 famílias de bairro evacuado podem voltar para casa; confira o que aponta laudo técnico da área

Relatório foi entregue à prefeitura na noite de terça-feira e separou o bairro Três Pinheiros em três partes; veja mapa

Publicado em: 29/11/2023 17:23
Última atualização: 29/11/2023 17:55

Cerca de 80 famílias que residem no bairro Três Pinheiros, em Gramado, que foi evacuado no último dia 19, estão autorizadas a retornar às casas. A boa notícia foi divulgada pelo vice-prefeito, Luia Barbacovi, na tarde desta quarta-feira (29), em uma reunião com os moradores.

FIQUE BEM-INFORMADO: ENTRE NA COMUNIDADE DO JORNAL NH NO WHATSAPP

Reunião com moradores ocorrem na tarde desta quarta-feira (29) Foto: PMG/Divulgação
Conforme o Executivo municipal, o relatório de ações emergenciais por causa da movimentação de massa que ocorreu na cidade foi entregue na noite da terça-feira (28), elaborado pela empresa Azambuja Engenharia e Geotecnia.

O documento separou o bairro Três Pinheiros em três áreas: locais de baixo risco de danos, locais de risco moderado de danos e locais de risco elevado de danos. Na área de baixo risco, a população pode voltar para as residências a partir de hoje.

Nas áreas que estão em local de risco moderado, os moradores poderão retornar após execução de ações para estabilização do local identificado pela empresa contratada, que serão realizadas pela Prefeitura. As obras previstas englobam a colocação de um talude no muro de contenção junto à perimetral, drenagem e remoção de árvores de grande porte e instalação de pontos de monitoramento com dois pluviômetros. Esse trabalho iniciará na quinta-feira (30) e seguirá sem parar aos finais de semana.

Os locais de risco elevado de danos ainda não têm previsão de liberação para volta das famílias, pois ainda estão sendo monitoradas para posterior definição das obras.

A Prefeitura destaca que, a qualquer momento, poderá ser solicitada nova evacuação, caso sejam identificados indícios de ruptura iminente ou sejam atingidos os limites pluviométricos definidos para o monitoramento.

Confira como fica a situação:

Mapa do bairro, conforme classificação de risco Foto: Divulgação

  • Locais de baixo risco de danos (área verde no mapa): Compreende 81 edificações no bairro Três Pinheiros e duas edificações no bairro Planalto. Famílias dessa área podem retornar às casas.
  • Locais de risco moderado de danos (área amarela no mapa): Compreende 30 edificações do bairro Três Pinheiros. Famílias dessa área retornam para as residências, após obras realizadas pela Prefeitura.
  • Locais de risco elevado de dano (área vermelha no mapa): Todo loteamento Don Felipe, uma edificação no bairro Planalto e 15 edificações no bairro Três Pinheiros. Famílias dessas áreas ainda não têm previsão de retorno.

O vice-prefeito pondera que os outros locais de risco, como Loteamento Orlandi, bairro Piratini e regiões do interior, também estão sendo monitorados e estudadas e que, em breve, o Executivo deverá passar novas informações para os moradores dessas regiões. “O que nós queremos é a segurança de todos e passar informações confiáveis e baseadas em estudos”, afirma Luia.

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Matérias Relacionadas