2 DE NOVEMBRO

Cemitérios de Gramado recebem limpeza e flores em preparativos para Dia de Finados

Momentos de bênçãos e missas estão previstos ao longo deste sábado

Publicado em: 01/11/2024 10:54
Última atualização: 01/11/2024 10:56

Uma data marcada por saudade, homenagens e por relembrar memórias. No sábado, 2 de novembro, é celebrado o Dia de Finados, também conhecido como dia dos mortos.

Cemitério municipal de Gramado se prepara para Dia de Finados Foto: Fernanda Fauth/GES-Especial

Neste ano, com o feriado caindo no final de semana, espera-se que a visitação aos cemitérios seja ainda maior. "Confirmando a previsão do tempo bom, espera-se que aumente de 70 a 80% a visitação", conta o secretário de Assistência Social, Ilton Gomes.

No municipal de Gramado, um mutirão é realizado por equipes da pasta, para que os visitantes encontrem o ambiente organizado. Muitos familiares e amigos já estiveram no local, para realizar a tradicional limpeza das lápides e a colocação de flores.

LEIA TAMBÉM: UCS Canela receberá Semana da Defensoria Pública; confira programação

Gilmar Dutra, de 65 anos, foi um dos moradores que estiveram na quarta-feira, dia 30, para prestar homenagens e limpar a lápide da ex-exposa. Mãe de três filhos seus, ela faleceu em um acidente de carro há 31 anos. "Sempre venho no Finados, dou uma ajeitada, é de praxe", afirma.

Gilmar aproveitou a semana de tempo bom para limpar a lápide da ex-esposa Foto: Fernanda Fauth/GES-Especial

"Família é o bem mais precioso que temos na vida. E é importante deixarmos tudo organizado, é uma homenagem", frisa.

Reorganização

O cemitério municipal, atualmente, não comporta novas construções e, infelizmente, muitas estão abandonadas. São cerca de 3 mil sepulturas e gavetas no local. A administração municipal é responsável apenas pelo gerenciamento dos espaços públicos. Os túmulos e sua higiene, manutenção, são de responsabilidade das famílias.

Cemitério municipal de Gramado se prepara para Dia de FinadosFernanda Fauth/GES-Especial
Cemitério municipal de Gramado se prepara para Dia de FinadosFernanda Fauth/GES-Especial
Cemitério municipal de Gramado se prepara para Dia de FinadosFernanda Fauth/GES-Especial

Um chamamento público chegou a ser realizado nos últimos anos. "O que identificamos nos últimos tempos, que a numeração que foi colocada não está de acordo, está junto com alguns túmulos do cemitério evangélico. Então agora vamos reiniciar uma numeração, para conseguir fazer esse levantamento e também tentar encontrar os responsáveis", explica Ilton.

VEJA AINDA: Gramado conquista prêmio por projeto de fauna silvestre; saiba detalhes

Celebrações e bênçãos

Momentos especiais serão realizados pelas paróquias em Gramado. Às 8 horas, a Igreja Santo Antônio recebe bênção nos túmulos. Às 8h30, será a vez da São Paulo. Às 14 horas, a bênção será realizada na Nossa Senhora de Caravaggio. Às 9 horas, na Igreja São José Operário, uma missa será celebrada e, após, ida ao cemitério São Lourenço para bênção de todos os túmulos. O local ficará aberto das 7 às 19 horas. Por fim, às 18 horas e 18h30, serão realizadas missas na Igreja Matriz e na Nossa Senhora Aparecida, respectivamente.

O Cemitério Evangélico receberá o Culto da Esperança, às 9 horas. "Vamos lembrar especialmente as famílias que perderam entes queridos desde 2 de novembro de 2023 até o momento", conta o pastor Mauricio Nagel.

Capela mortuária

O cemitério ecumênico Parque das Azaleias está aberto desde 2021 e estará em funcionamento das 9 às 17 horas. Neste ano, não terá programação especial. Para 2025, deseja fazer uma grande celebração.

SAIBA MAIS: Vereador mais votado de Gramado é condenado por crimes de peculato e desvio de valores

No local, uma capela com duas salas de velório e uma de cerimonial de despedida para cremação é construída. Haverá, ainda, um columbário, para guarda de cinzas. A estrutura está em obras desde 2023 e conta com mais de 600 metros quadrados. Está em fase de finalização e espera-se que seja inaugurada no primeiro semestre do próximo ano.

Construção de capela no ecumênico Parque das Azaleias Foto: Fernanda Fauth/GES-Especial

"Como já trabalhamos no ramo há muitos anos, vimos essa necessidade de ter um espaço amplo, com estacionamento, que toda a estrutura esteja no mesmo local. É um espaço para acolher melhor as pessoas, essa estrutura hoje não tem na região", revela a proprietária, Andrea Braga.

O local tem capacidade para mais de 5 mil sepulturas e trabalha com o objetivo de levar tranquilidade e paz junto da natureza e área verde nativa. Em cada estação do ano, flores da época brotam. Os sepulcros ali são subterrâneos, não ficando visíveis. "Temos segurança com câmeras, realizamos manutenção periodicamente, temos um jardineiro que cuida do ambiente. As lápides são padronizadas e cuidadas durante todo o ano, pelo próprio cemitério", diz.

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Matérias Relacionadas