O Gabinete de Crise de Gramado emitiu na noite desta segunda-feira (13) novo boletim sobre a situação na cidade. Há mais um ponto interditado, desta vez, no bairro Vila Suíça. Ainda, são 1,1 mil pessoas que tiveram que sair de casa e estão desalojadas ou desabrigadas.
Conforme a procuradora geral do Município, Mariana Reis, o local novo de atenção fica na Rua Gil. “Há uma movimentação grande de terra. Estamos preventivamente interditando a rua e evacuando parte dos imóveis que estão em vermelho no mapa e preservando as edificações em verde. Portanto, o condomínio que está no fim da Rua Gil terá um acesso precário que abriremos para sair pela Rua Genebra, que é na Vila Suíça, e faz fundos com o condomínio. Assim elas não precisarão sair de suas casas”, afirma em vídeo postado nas redes sociais da Prefeitura.
Houve também modificações no mapa do Loteamento Orlandi, uma das áreas monitoradas de forma permanente na cidade. Segundo a secretária do Meio Ambiente, Cristiane Bandeira, a incidência de chuva foi muito grande no final de semana, fazendo com que alguns cenários de monitoramento passassem para situações mais críticas.
“O que que muda, tínhamos algumas casas, lotes mais ao final do loteamento, que passam a ser consideradas áreas de risco moderada. Essas casas os moradores receberão tempo e orientação para retirar os pertences, mas não poderão permanecer nas casas, especialmente neste momento que ainda temos chuvas e as consequências desse volume fazendo com que algumas residências tenham rachaduras”, comenta a representante da pasta.
Nos dois pontos haverá apoio da Defesa Civil e Corpo de Bombeiros, para orientar moradores. “É uma informação que pode parecer antipática, mas é necessária para aos fins de resguardar a vida de todos vocês”, lembra Cristiane.
O Loteamento Celita também está sendo monitorado pelas equipes técnicas.
São 16 pontos de evacuação
Até esta segunda-feira (13), 16 pontos foram evacuados: bairro Três Pinheiros, Rua Henrique Bertoluci (Piratini), Rua Guilherme Dal Ri (Piratini), Condomínio Alphaville (Bavária), Rua Getúlio Vargas (Piratini), edifício localizado na ladeira das Azaleias (Planalto), edifício localizado próximo ao Parque Knorr (Centro), Altos da Viação Férrea, Rua Dr. Carlos Nelz (Centro), Rua Nelson Dinnebier (Piratini), Loteamento Orlandi (Várzea), Linha Quilombo, Serra Grande, Estrada do Moreira, Linha Bonita e Morro Redondo.
São 900 pessoas que estão em casas de familiares e amigos. Ainda, 272 estão na Escola Julita Tissot, no Pavilhão da Igreja São José Operário, na Sociedade Moreira, na Sociedade Linha Furna, além de outros locais parceiros do município.
Estradas e vias interditadas
Rua Gil (Vila Suíça);
Rua Guilherme Dal Ri (Piratini);
Rua Henrique Bertoluci (Floresta);
Estrada da Linha Moreira;
Estrada Professora Elvira Apolo Benetti (acesso Linha 28);
Estrada Linha Pedras Brancas;
Estrada do Morro do Arame;
Perimetral (ligação entre as RS’s 115 e 235);
Estrada José Bergamo Filho/em direção ao Moreira.
Vistoria em duas escolas
Nesta segunda-feira (13) equipes vistoriaram as áreas das Escolas Santos Dumont e Cenecista, no Centro. “Havia pedidos das escolas, a área técnica fez vistorias e não há indícios ou apresentação de rupturas, movimentos, de rachaduras. Os pais podem ficar tranquilos pois até o dia de hoje eles estão seguros”.
Transporte municipal
A Gramado Turismo informa que está atuando com horários reduzidos no transporte municipal. Nesta terça-feira (14), os ônibus operam com linhas e horários de domingo devido ao volume de ruas que ainda têm bloqueios e a falta de motoristas, que não conseguiram se deslocar até o trabalho.
LEIA TAMBÉM