As consequências das chuvas que atingiram Gramado durante a última semana devem perdurar por um longo tempo. Estradas danificadas, árvores caídas, quedas de barreiras, residências evacuadas, estruturas condenadas. O boletim da Prefeitura, divulgado no início da noite do domingo (5), aponta que há, ao menos, 15 locais com necessidade de evacuação, além de 70 áreas atendidas e monitoradas.
Os bairros Três Pinheiros e Piratini, o Loteamento Orlandi e o Condomínio Alphaville estão entre os pontos com condições mais graves, devido aos riscos de deslizamentos. Somente no Três Pinheiros, há 50 casas evacuadas. Em todo o Orlandi, as pessoas tiveram que deixar as casas.
Outros pontos do município que registraram necessidade de evacuação foram: Rua Henrique Bertoluci (Piratini/Floresta), Rua Guilherme Dal Ri (Piratini), Condomínio Alphaville (Bavária), Rua Getúlio Vargas (Piratini), edifício localizado na ladeira das Azaleias (Planalto), edifício localizado próximo ao Parque Knorr (Centro), Altos da Viação Férrea, Rua Dr. Carlos Nelz (Centro), Rua Nelson Dinnebier (Piratini), Loteamento Orlandi (Várzea), Linha Quilombo, Serra Grande, Estrada do Moreira e Linha Bonita.
Conforme a Prefeitura, nos locais citados, a Defesa Civil realizou contato prévio com os moradores, alertando sobre a necessidade de evacuação. Portanto, se os residentes não foram contatados, a recomendação é que permaneçam em casa. Mais informações podem ser consultadas pelo telefone (54) 9 9629-6160.
Ao todo, o município tem 254 pessoas desalojadas ou desabrigadas, que estão na Escola Julita Tissot, no pavilhão da Igreja São José Operário, na Sociedade Moreira, na Sociedade Linha Furna, além de outros locais parceiros do município.
LEIA TAMBÉM