Após quatro dias da notícia de retorno às casas, grande parte do bairro Três Pinheiros, em Gramado, deverá novamente evacuar suas residências. O Gabinete de Crise alterou a classificação da maioria das casas de baixo para alto risco, ou seja, área vermelha.
A medida é baseada no estudo técnico desenvolvido pela empresa Azambuja Engenharia e Geotecnia. Ela prevê que caso o limite entre 67 e 79 milímetros de chuva em 24 horas seja novamente atingido, os moradores seriam comunicados sobre a necessidade de uma nova evacuação.
O anúncio foi feito na sexta-feira (10). “Outra situação que mudou um pouquinho daquilo que a gente vem desde novembro informando é o Três Pinheiros. A empresa contratada esteve aqui o dia inteiro fazendo trabalho de campo no bairro e hoje (sexta) houve a necessidade de passar boa parte para o vermelho”, diz a secretária do Meio Ambiente, Cristiane Bandeira.
“Ou seja, as pessoas vão precisar sair. Desde o início dizemos que lá e uma região de volta precária, se a chuva aumentasse muito, as pessoas teriam que sair. A faixa em amarelo as pessoas podem retirar seus pertences, mas não permanecer”, relata a representante da pasta.
LEIA TAMBÉM