FOMENTAR O TURISMO

CATÁSTROFE NO RS: Comitê é criado em Gramado para trabalhar retomada econômica

Grupo é formado por representantes da iniciativa privada, entidades da cidade e região e do poder público

Publicado em: 24/05/2024 11:06
Última atualização: 24/05/2024 11:21

Gramado agora conta com um Comitê de Retomada Socioeconômica. Um grupo formado por representantes da iniciativa privada, entidades da cidade e região e do poder público, reuniu-se com o prefeito de Gramado na quinta-feira (23), para debater os desafios a partir da catástrofe climática que atingiu o Estado.

Gramado passa a contar com Comitê de Retomada Socioeconômica Foto: PMG/Divulgação

A proposta é coordenada pela Secretaria Municipal de Turismo e já foca os trabalhos em três eixos: infraestrutura e acessos; comunicação e promoção; e fomento ao setor turístico.

“É uma proposta da sociedade civil gramadense, que está sensibilizada com o momento e buscando contribuir de diversas formas. Este grupo possui uma grande rede de contatos e especialistas em diferentes áreas, que estão dispostos a auxiliar e trazer soluções para Gramado”, avalia o secretário, Ricardo Bertolucci Reginato.

Entre as áreas prioritárias para atuação visando a retomada econômica, no ofício entregue constam melhorias na malha viária de acesso à região e investimentos necessários para ampliar a capacidade de operação de voos comerciais no Aeroporto de Caxias do Sul, na Base Aérea de Canoas e no Aeródromo de Canela.

Uma mensagem de recuperação da cidade e segurança deve ser o plano de ação no setor comunicacional. A ideia é difundir ao País e exterior o panorama real sobre a situação de Gramado que está com o eixo turístico em pleno funcionamento.

Prorrogação de obrigações fiscais para empresas do trade também são solicitadas no documento.

O prefeito Nestor Tissot agradeceu o apoio do empresariado e das entidades, afirmando que analisará o ofício para avaliar quais ações poderão ser colocadas em prática.

“Desde o início deste mês estamos trabalhando com todas nossas frentes, sete dias por semana e diuturnamente. Ao mesmo tempo que precisamos retomar nossa economia de forma imediata, temos que atender uma população que precisa de respostas e ações assertivas. Por todo este cenário, a união entre o público e o privado é fundamental neste momento”, disse.

Participam do comitê as seguintes entidades: Sindtur; Abrasel; Achoco; Associação dos Contadores; Contur Hortênsias; Convention & Visitours Bureau da Região das Hortênsias; OAB Subseção Canela/Gramado; Sindilojas Hortênsias; CDL; Sindimobil Hortênsias; Sindicato dos Trabalhadores da Hotelaria e Gastronomia; Planta – Arquitetos e Engenheiros; Comtur; Visão – Agência de Desenvolvimento da Região das Hortênsias; Aspag; e G30 Serra Gaúcha.

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Matérias Relacionadas