SITUAÇÃO
CATÁSTROFE NO RS: Com frio e tempo instável, veja como foi o final de semana em Gramado
São mais de 1,8 mil gramadenses fora de casa, conforme a prefeitura
Última atualização: 19/05/2024 19:49
O final de semana foi de tempo instável na Região das Hortênsias. A chuva fina e presença de neblina impediram o aumento das temperaturas. Durante as tardes, as máximas não passaram dos 11ºC. Neste domingo (19), o sol tentou timidamente sair, sendo novamente encoberto por nuvens e a famosa cerração, em Gramado.
Após uma crescente no número de pontos e vias evacuadas na cidade, segundo a Prefeitura, não houve novos locais interditados.
Apesar de não haver um boletim oficial no sábado e domingo e as áreas de monitoramento permanecerem as mesmas, conforme a reportagem apurou junto ao Executivo municipal, houve um aumento no número de pessoas fora de casa.
Enquanto que na sexta-feira (17) eram 1.648, no final da tarde de domingo havia o registro de 1.820 pessoas evacuadas. Destes, 1.459 gramadenses estão desalojados e 361 desabrigados. São 172 a mais do que no último registro oficial dado pelo Gabinete de Crise.
As últimas evacuações, segundo boletim da sexta-feira, foram nas ruas Amazonas e Roraima, localizadas no bairro Dutra. A interdição foi devido ao grande volume de chuva e de uma movimentação de massa que vai desde a Rua Gil, na Vila Suíça, até a Emílio Leobet, a “Estrada Velha”. No entorno, inclusive, um pluviômetro foi instalado.
No total, são 26 áreas com necessidade de evacuação no município. O número de pontos monitorados permanece em 188, sendo que seis deles são locais de risco elevado e que têm monitoramento constante. É o caso dos bairros Piratini e Três Pinheiros, do Loteamento Orlandi e do Condomínio Alphaville, além das ruas Gil e Emílio Leobet.
A Estrada Velha segue com o trânsito interrompido por tempo indeterminado, devido às constantes quedas de barreira.