abc+

EM GRAMADO

CATÁSTROFE NO RS: Com chuvas fortes na Serra gaúcha, fake news se espalham; veja o que é verdade ou mentira

No final de semana, diversos fatos mentirosos circularam, o que deixou a comunidade ainda mais tensa com toda a situação que já se vive

Fernanda Steigleder Fauth
Publicado em: 13/05/2024 às 16h:48 Última atualização: 13/05/2024 às 16h:48
Publicidade

 A Serra gaúcha é afetada por muita chuva desde a sexta-feira (10). Em Gramado, o agravamento de deslizamentos de terra e a presença de mais de 15 pontos de evacuação, em diferentes áreas, deixam os residentes preocupados e de olho nas notícias atualizadas.

Entretanto, neste meio tempo, surgem as fake news – notícias falsas – que, infelizmente, ganham grande repercussão em grupos de redes sociais, como WhatsApp e Facebook.

Quedas de barreira pela RS-115, em Gramado



Quedas de barreira pela RS-115, em Gramado

Foto: CRBM/DIvulgação

No final de semana, diversos fatos mentirosos circularam, o que deixou a comunidade ainda mais tensa com toda a situação. Por isso, o ABCMais apurou e detalha abaixo o que é verdade e o que não é diante dos acontecimentos na cidade.

RS-115 entre Gramado e Três Coroas interditada até junho

É falsa a informação que a rodovia que liga Gramado ao município de Três Coroas ficará interditada até 1º de junho.

De fato, a estrada está interditada, devido à queda de barreiras e, com a instabilidade, o fechamento permanece, principalmente, pela possibilidade de novos deslizamentos de terra e pedras nas pistas.

Centro Municipal de Saúde em colapso

Áudios circularam no sábado (11), durante a noite, informando que o prédio do Centro Municipal de Saúde estava em colapso. A notícia não procede e é falsa!

A Rua Getúlio Vargas, que dá acesso ao bairro Piratini, na lateral do Postão, como a unidade é conhecida, foi fechada de forma preventiva pela Defesa Civil. No local, havia risco de deslizamentos de terra.

Água da torneira não-potável

Um falso recado da Defesa Civil de Gramado também circulou nas redes sociais. No comunicado havia a informação para que a água encanada não fosse utilizada para consumo próprio, somente para lavagem de roupa e banhos.

A notícia fake ainda dizia que a água estava sendo tratada “de forma agressiva, o que pode causar mal-estar a população se ingerida com frequência”.

A Corsan afirma que a água que chega às torneiras é tratada, passa por análises e rigoroso controle de qualidade nas estações de tratamento. Assim, é fake news a informação sobre o não consumo da água.

Tem casas desabando em Gramado?

Infelizmente, é verdadeira a notícia que residências desabaram na cidade. Todas elas ficavam localizadas no bairro Piratini, em área que estava evacuada desde o início do mês. Ninguém ficou ferido, pois as casas estavam interditadas pela Defesa Civil. O solo e as encostas encharcados, aliados à chuva incessante, fazem aumentar os deslizamentos e a pressão sobre as estruturas, que não resistem.

Um trecho da Rua Henrique Bertoluci, entre os bairros Floresta e Piratini, acabou afundando. Outras vias e casas afastadas ficam localizadas na Guilherme Dal Ri, Afonso Oberherr e Santo André.

Mais de 1 mil pessoas fora de casa

É verdade a informação que há mais de 1 mil pessoas desalojadas. Em Gramado, são 974 pessoas, conforme o boletim de sábado (11), enquanto que em Canela são 462, também de acordo com as informações do final de semana.

Serra gaúcha teve tremores de terra

Procede também a notícia em relação aos tremores de terra, que foram sentidos em quatro município da Serra gaúcha. Entretanto, são cidades do Vale dos Vinhedos, e não da Região das Hortênsias.

Conforme o Observatório de Sismologia da Universidade de Brasília (UNB), houve quatro tremores na região. O primeiro, de 2,4 graus, à 1h48 em Bento Gonçalves; o segundo às 2h37, com magnitude 2,3 no município de Pinto Bandeira. Na sequência, às 2h58, o terceiro foi registrado em Caxias do Sul; e o quarto, às 3h03, com a mesma intensidade, também em Caxias.

Áudio do Corpo de Bombeiros de Canela sobre alerta

Um áudio enviado através de vídeo também foi encaminhado frequentemente nas redes sociais no sábado à noite. Com origem do Corpo de Bombeiros, do comandante Miguel Oliveira de Souza, ele alertava para que a comunidade não se deslocasse com urgência e evitasse rodovias e interior de Canela.

Muitas pessoas ficaram em dúvidas se era fake news ou não. Mas o áudio é verdadeiro. Além da chuva forte, com temporais, havia a previsão de muita instabilidade para o domingo – que se confirmou.

“Oriento a todos não transitarem pelas vias do interior, com seus veículos e aguardar em suas casas, existe grande possibilidade de movimentação de massas, repito, não transitem pelas vias do interior, fiquem em suas casas”, dizia o comunicado.

Publicidade

Matérias Relacionadas

Publicidade
Publicidade