ELEVADO RISCO
CATÁSTROFE NO RS: Avenida das Hortênsias tem novas áreas evacuadas em Gramado; entenda
Prefeitura de Gramado divulgou nesta quinta-feira (23) o mapa do bairro Parque das Orquídeas e delimitou as zonas que possuem elevado e alto risco de colapso
Última atualização: 23/05/2024 17:44
Quem precisa trafegar pela Avenida das Hortênsias, na RS-235, no sentido Canela/Gramado, entre o posto de combustíveis Sapatus e a concessionária Fiat, encontra a via completamente obstruída desde a semana passada pelos constantes desmoronamentos de terra. Um desvio é feito pela pista de contrafluxo.
Equipes já vem trabalhando na limpeza da localidade, em um trabalho conjunto entre Secretaria de Obras e Empresa Gaúcha de Rodovias (EGR), responsável pelo gerenciamento da via. Havia a previsão, inclusive, que as duas pistas poderiam ser liberadas na quarta-feira (22). Mas a previsão de chuva e a instabilidade da encosta influenciaram na decisão e a reabertura foi adiada.
O solo na área está em movimentação e o risco é elevado de novos deslizamentos de terra, com queda de pedras e árvores. A Prefeitura de Gramado divulgou nesta quinta-feira (23) o mapa do bairro Parque das Orquídeas e delimitou as zonas que possuem elevado e alto risco e que necessitam de evacuação imediata.
O trecho em elevado risco compreende uma grande área de mata, entre a Avenida das Hortênsias e a Rua Venerável. Nesta via, duas residências foram interditadas.
Já em alto risco e com necessidade de evacuação, estão a concessionária Fiat e um hotel. Os funcionários podem acessar as estruturas para retirar móveis e outros pertences, porém, não podem permanecer nos estabelecimentos.
O empreendimento hoteleiro não possuía hóspedes no momento. Conforme retorno do hotel ao ABCMais, a situação é acompanhada e o local foi fechado há dois dias de forma preventiva. Ainda segundo informações, o terreno do prédio não foi afetado e clientes com reservas foram encaminhados para outros estabelecimentos.
Bloqueio
A Secretaria de Trânsito de Gramado também informa sobre um bloqueio na Rua Amazonas, no acesso Centro/Dutra. Técnicos do Meio Ambiente farão uma avaliação na área, que abrange o trecho entre a via e o entroncamento com a Rua Amapá e o prédio número 61.