AÇÃO CULTURAL

CATÁSTROFE NO RS: Abrigos de Gramado recebem arte e entretenimento; veja mais

No abrigo da Linha Moreira, crianças tiveram uma oficina com garrafa pet e fizeram seus próprios Kikitos

Publicado em: 27/05/2024 12:17
Última atualização: 27/05/2024 12:17

Enfrentar os momentos de dificuldade, através do acolhimento e levando arte, cultura e entretenimento. Os abrigos de Gramado receberam uma ação especial promovida através de uma parceria entre o Museu do Festival de Cinema e a Secretaria da Cultura.

Crianças tiveram a oportunidade de fazer seus próprios Kikitos nos abrigos Foto: PMG/Divulgação

O Abrigo São José, localizado no bairro Floresta, foi transformado em um cinema itinerante na terça-feira (21). Os moradores tiveram a oportunidade de assistir ao filme “O Menino e o Espelho”, dirigido por Guilherme Fiuza Zenha. A exibição do longa-metragem foi bem recebida, proporcionando uma noite agradável e envolvente.

A programação cultural continuou no sábado (25), com uma oficina de releitura do Kikito utilizando garrafas PET, realizada no abrigo Moreira.

A atividade envolveu os participantes em um processo artístico e educativo e foi ministrada pelo atelier ReciClaudia, conhecido por suas obras sustentáveis e criativas. Eles aprenderam técnicas de reciclagem e tiveram a oportunidade de criar suas próprias versões do Kikito, símbolo do Festival de Cinema de Gramado.

A secretária adjunta da Cultura, Débora Irion, destaca que as ações culturais vão além do simples entretenimento. “É uma forma de levar esperança e incentivar a expressão artística entre os desabrigados, oferecendo momentos de alívio e inspiração em meio às dificuldades”, diz.

Já para o diretor do Museu do Festival, Fernando Guerra, a iniciativa demonstra o compromisso do Museu  em promover a cultura e a arte como ferramentas de inclusão e transformação social. “Em tempos em que a solidariedade e o apoio são especialmente necessários, essas atividades culturais ilustram como a arte pode impactar positivamente a vida das pessoas em situação de vulnerabilidade”, ressalta.

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Matérias Relacionadas