abc+

ORIENTAÇÃO

Caso de raiva em animal acende alerta sanitário no interior de Gramado

Ações de controle da doença são alinhadas pelas secretarias da Agricultura e Saúde

Fernanda Steigleder Fauth
Publicado em: 18/10/2024 às 17h:42 Última atualização: 18/10/2024 às 17h:43
Publicidade

Gramado confirmou na quinta-feira (17) um caso de raiva em animal de rebanho, no interior da cidade. A constatação foi feita pela Secretaria Estadual da Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação (Seapi), após encaminhamento da equipe de Vigilância Ambiental e Epidemiológica da Secretaria da Saúde.

Agricultura e Saúde alinham ações de controle da raiva após caso confirmado



Agricultura e Saúde alinham ações de controle da raiva após caso confirmado

Foto: PMG/Divulgação

Com a ocorrência, a pasta municipal da Agricultura emitiu um alerta sanitário em todo o território municipal, com foco, principalmente, nas localidades de Serra Grande, Carahá, Linha Moreira, Quilombo, Linha 28 e Morro do Arame.

LEIA TAMBÉM: Governo do RS repassará quase R$ 20 milhões para obras de reconstrução em Gramado

Nesta sexta-feira (18), o secretário da Agricultura, Eliézer Lima, o secretário da Saúde, Jeferson Moschen, o veterinário Felipe Saldanha e a diretora da Vigilância em Saúde, Flávia Oliveira, se reuniram para alinhar ações de controle da doença. “Estamos à disposição da comunidade, principalmente dos produtores rurais, e estamos trabalhando para garantir a saúde e segurança de todos”, destaca Eliézer.

As autoridades reiteram que a única forma de proteger o rebanho é através da vacinação.

Outra orientação é que os produtores rurais, ao encontrarem refúgios de morcegos-vampiros, não tentem capturá-los por conta própria. Nesses casos, é preciso comunicar imediatamente a localização desses refúgios ao Escritório de Defesa Agropecuária, por meio do contato (54) 9 8402-0398.

VEJA AINDA: Canela terá encontro para debater estratégias de preservação do ambiente natural

Alguns esconderijos habituais dos morcegos transmissores da raiva são troncos ocos de árvores, cavernas, fendas de rochas, furnas, túneis e casas abandonadas.

A Secretaria da Agricultura também pede que os produtores rurais regularizem com urgência seus cadastros, na Rua Josias Martinho, número 380, bairro Moura.

Publicidade

Matérias Relacionadas

Publicidade
Publicidade