DIVERSÃO E ALEGRIA
CARNAVAL: Blocos ensaiados para fazer folia em Gramado
Tem programação na cidade para todas as idades; confira
Última atualização: 09/02/2024 12:16
As baterias estão aquecidas e prontas para o Carnaval de 2024. Com muito ritmo, samba e, claro, animação, quatro blocos carnavalescos de Gramado vêm ensaiando há algumas semanas para fazer bonito. Eventos público e privados ocorrerão para quem gosta de folia, independente da idade.
No sábado à noite, a empolgação ficará por conta dos adultos. Gramado ainda nem era uma cidade constituída e a Recreio já organizava a folia por aqui. Os registros apontam que o primeiro baile aconteceu por volta de 1920, na Avenida Borges de Medeiros. Mantendo o mesmo espírito de alegria, o evento inicia às 23h30, com a banda Fama Festa Show.
Na sequência, apresentação da corte e a coroação da rainha Sandra Foss. Depois, entram em cena os blocos carnavalescos Velhinhos Transviados, 100 Juízo, Reboclo e Quereu Bebeu. Os ingressos estão sendo vendidos antecipadamente por R$ 100 e podem ser adquiridos com membros dos blocos ou no site sociedaderecreiogramadense.com.br.
A presidente da sociedade, Gabriela Michaelsen, diz que a expectativa é receber cerca de mil pessoas nas duas festas. “O Carnaval da Recreio é um evento institucional do clube e isso nos motiva a manter essa tradição na cidade”, destaca.
Domingo é dia de Gramado Fantasia
O Gramado Fantasia está com a programação pronta e à espera da comunidade para comemorar o Carnaval. A festa será realizada no Território Criativo Vila Joaquina, no complexo do Lago Joaquina Rita Bier. O evento inicia às 11 horas, seguindo até por volta das 19 horas.
A música será comandada pelas bandas Samba do Zé, Novos Tempos e Bloco do Dionísio. Os desfiles dos blocos serão conduzidos por 100 Juízo, Quereu Bebeu e Rebloco.
A alimentação no local ficará a cargo dos clubes de serviço, e os valores arrecadados serão destinados a obras sociais na cidade. Além disso, haverá chope, drinks, brinquedos infláveis e oficinas artísticas.
“Trata-se de uma festa familiar, voltada à cultura carnavalesca, privilegiando ritmos da nossa brasilidade, como o samba, o axé, o pagode”, comenta o secretário adjunto da Cultura, Joe Cardoso.
A animação do bloco Velhinhos Transviados
O mais antigo dos blocos da cidade deste Carnaval é o Velhinhos Transviados, que foi criado dentro da própria Recreio Gramadense. Em 2024, o grupo completa 59 anos de história. Em 32 desses carnavais, a Rose Ramm, de 64 anos, participa da folia. “O bloco foi criado para movimentar o Carnaval na cidade”, destaca, afirmando que o nome é pelos “velhinhos malucos” que tiveram coragem de fundar o grupo.
E a união permanece mesmo depois que fevereiro acaba. Os cerca de 80 membros se reúnem mensalmente para confraternizar. “Temos uma grande amizade, somos uma família. O objetivo do bloco é brincar, viramos crianças mesmo com 60, 70, 80 anos”, atesta.
Para afinar toda a sintonia, a bateria está ensaiando há cerca de 15 dias. E a programação será intensa. Nesta sexta-feira, dia 9, e no domingo, dia 11, por volta das 21 horas, os foliões agitarão a Rua Coberta. “Ficamos uns 20 minutos, dançando e brincando. É muito legal porque os turistas interagem bastante”, pondera Rose. No sábado à noite, farão a apresentação na Recreio. As fantasias terão como tema Moulin Rouge (cabaré).
Homenagem aos profissionais de saúde
O Carnaval deste ano do bloco 100 Juízo será de homenagem aos profissionais de saúde. O fundador do grupo, Fernando Gomes, conta que muitos dos componentes passaram por problemas de saúde e precisaram da ajuda desses profissionais para estarem aptos para a folia.
E o 100 Juízo vai ter uma maratona de Carnaval, colocando os 85 componentes na rua. Tudo vai começar nesta sexta-feira, quando fará apresentações voluntárias nas escolinhas da cidade. Além de performances em espaços privados, no sábado à noite tem o baile da Recreio, bem como a participação no Gramado Fantasia, na tarde do domingo.
Fundado em 1995, a primeira sede do bloco foi no 11 Canarinhos, no bairro Piratini. “Temos muito orgulho de ser o ‘Bloquinho da Baixada’”, atesta Fernando. “Apesar do Carnaval de Gramado ter diminuído, nosso bloco está cada vez mais forte. Somos uma família unida que quer diversão e fazer bonito”, complementa o fundador.
“É tri ser nós”
É com a expressão “é tri ser nós” que o bloco Quereu Bebeu se define. O grupo, que conta com cerca de 80 componentes, tornou-se uma grande família – e tem membros de todas as idades. Um dos destaques é o Enzo Port, de apenas 9 anos, que já dá show tocando repique, representando o amor ao Carnaval da nova geração.
O atual presidente, Fabiano Lopes, está no bloco há 13 anos. Por ser músico, ele foi convidado para participar e se tornou mestre de bateria. Os ensaios começaram na primeira semana de janeiro e o grupo segue se dedicando. N
este ano, o bloco fará uma homenagem a Tim Maia, apresentando releituras dos clássicos em ritmo de samba. O Quereu Bebeu participará do evento da Cultura e também da Recreio. A expectativa é levar muita alegria e diversão.
O bloco existe desde maio de 1990, fundado por um grupo de amigos que costumava se reunir nos carnavais, inclusive, com a formação de um cordão carnavalesco em 1989, onde surgiu a ideia de criar o bloco.
“A alegria está de volta”
O novato dos blocos do Carnaval de Gramado é o Reboclo, que nasceu em 2018. Os 40 membros do grupo destacam um misto de ansiedade e alegria para os eventos deste ano, já que estão se preparando para este momento desde 20 de janeiro.
Escolinhas de educação infantil, baile da Recreio e a festa no Lago Joaquina Rita Bier fazem parte das ações. O componente Patrício de Castro adianta que o tema deste ano do bloco é “A alegria está de volta”. “Todas as boas músicas do bloco surgiram em uma mesa de bar. Junto com o Reboclo, veio a ideia da mascote, nossa Fênix, aquela que renasce das cinzas”, pondera.