O projeto de lei que determina a obrigatoriedade da presença de guia de turismo em excursões foi aprovado na Câmara de Vereadores de Gramado na sessão de segunda-feira (27). A medida é válida tanto para grupos que se desloquem até a cidade, quanto àqueles que saem do município.
A proposição foi aprovada por unanimidade e a lei considera excursão de turismo todo deslocamento de grupo com mais de 15 pessoas, organizado com intermediação de empresa de turismo registrada e credenciada nos órgãos competentes.
O objetivo do projeto é proporcionar uma experiência de qualidade e segura aos turistas. “Um guia de turismo profissional é fundamental, visto que este é o profissional devidamente credenciado junto aos órgãos competentes e possui formação para prestar informações relevantes sobre os destinos, gerir situações diversas, abrangendo emergências de saúde e orientação sobre comportamentos adequados em áreas de preservação”, aponta o projeto.
A ideia da proposição, ainda, não é regulamentar o exercício da atividade e as condições de trabalho do guia de turismo, segundo a administração municipal, mas tem somente o interesse do Município em garantir a eficiência e segurança do turismo no seu território.
LEIA TAMBÉM