ÚLTIMAS HORAS PARA COMPRAR
Busca por presentes de última hora tem comércio com movimentação tranquila em Gramado
Quem decidiu fazer as compras no início da tarde encontrava lojas com poucos clientes e sem filas
Última atualização: 24/12/2023 14:41
Faltam poucas horas para a ceia e a troca de presentes de Natal. Apesar deste domingo (24) ser véspera da data especial, quando muitas pessoas buscam por lembranças de última hora, a movimentação deste ano é tranquila nos estabelecimentos comerciais de Gramado, na Serra gaúcha.
Quem decidiu fazer as compras no início da tarde encontrava lojas com poucos clientes e sem filas. Foi o caso do morador de Estrela, Paulo Silva, de 53 anos. Ele veio para a Região das Hortênsias com a esposa e a filha. Mas por volta das 13 horas, deu uma escapada, para buscar os presentes para à noite. "Chegamos ontem [sábado] em Gramado, fomos em algumas lojas, vimos algumas coisas que elas queriam, mas não compraram. Então dei uma saída agora e comprei para elas", revela.
Ele comenta que o processo de compra foi rápido. "Está bem tranquilo o movimento nas lojas, não sei se é pelo horário. Mas os trabalhadores foram bem atenciosos, carismáticos. Aqui é outro mundo", brinca.
A família deve olhar o show de luzes Nos Trilhos da Magia, na Catedral de Pedra, antes de jantar. "Não temos reservas, vamos seguir o fluxo", coloca.
Último final de semana
Apesar do movimento ter aumentado neste final de semana, segundo comerciantes entrevistados pelo ABCmais, ainda assim, as vendas forem abaixo do esperado para a época do ano.
Segundo a vendedora Marisa Ramos, que trabalha em uma loja nas proximidades da Igreja São Pedro, ainda há expectativa da busca por lembranças de última hora. "Esse final de semana está um pouco melhor, mas comparado ao ano passado, está mais fraco. Sempre tem as pessoas que deixam para a última hora, então essa é a nossa esperança", justifica, acrescentando que as bijuterias e as semijoias são os itens mais procurados.
Já em uma loja de chocolates artesanais de Gramado, a gerente Vera Verruk também concorda sobre o menor volume de clientes. "Estamos vendo que está diferente, menor do que nos outros anos. Vemos isso dia a dia. Esperávamos mais movimento para este final de semana, mas ainda está muito abaixo do esperado", lamenta.
No local, entretanto, quem consome, tem um tíquete médio alto. "O cliente que vem comprar está fazendo ótimas compras. O nosso espumante tem saído muito, além dos chocolates especiais, claro", afirma.