SEM ALTERNATIVAS
Bloqueio da RS-452 interrompe transporte coletivo da Região das Hortênsias a Caxias do Sul
Usuários de ônibus não conseguem ir até a cidade da Região Uva e Vinho nesta terça-feira (5)
Última atualização: 05/12/2023 09:50
Usuários do transporte coletivo que se deslocam até Caxias do Sul não conseguem ir além de Nova Petrópolis nesta terça-feira (5). O desmoronamento da RS-452, que liga o distrito de Vila Cristina, na cidade da Região Uva e Vinho, com Feliz, no Vale Real, trouxe interdição total da via e, consequentemente o cancelamento de, ao menos, cinco horários da empresa Citral.
Entre as razões estão as condições das rodovias e a falta de segurança para realizar a operação em trajetos alternativos, como estradas de chão. Conforme o supervisor da Citral na Serra, Antônio Pereira, os horários das linhas estão mantidos, porém, com deslocamento interrompido em Nova Petrópolis.
"Estamos mantendo todos os horários da Linha de São Francisco de Paula a Caxias, mas interrompendo em Nova Petrópolis e regressando de Nova Petrópolis a São Francisco. O motivo é de domínio público, pois quer o trajeto normal está bloqueado, quer o trajeto alternativo que passamos a usar, por Feliz, também está bloqueado desde a noite de domingo para segunda feira", explica.
Assim, para reiniciar os trajetos completos, a Citral informa que será necessário o desbloqueio de uma das estradas utilizadas.
Entenda
Em junho, quedas de barreiras ocasionaram o bloqueio total da BR-116, no km 181. Apesar do sistema Pare e Siga implantado nos últimos meses, novas interdições ocorreram devido às chuvas intensas. Assim, a Citral precisou iniciar uma rota alternativa para fazer o deslocamento de passageiros.
Até domingo, usuários do transporte coletivo que precisavam sair de São Francisco de Paula, Canela, Gramado e Nova Petrópolis até Caxias do Sul, faziam o desvio por Feliz, passando por Linha Nova e Linha Olinda.