BRIGADA MILITAR

Batalhão turístico completa 20 anos de policiamento na região

Para comandante, empenho do efetivo é fator determinante para baixos índices de criminalidade nos seis municípios de atuação

Publicado em: 18/11/2024 15:15
Última atualização: 18/11/2024 15:19

1º Batalhão de Policiamento em Áreas Turísticas (1º Bpat). Essa é a unidade da Brigada Militar responsável por atender as cidades da região. Neste dia 19 de novembro completa 20 anos do início das atividades. E a celebração é em dose dupla, já que, em 18 de novembro, a BM comemora 187 anos de história no Rio Grande do Sul.

GESTÃO MUNICIPAL: "Acredito que se fez um grande trabalho", diz Constantino Orsolin sobre seus oito anos à frente da Prefeitura de Canela

1º Batalhão de Policiamento em Áreas Turísticas (1º Bpat), da Brigada Militar Foto: Mônica Pereira/GES-ESPECIAL
O 1º Bpat é composto por seis municípios: Gramado, Canela, Nova Petrópolis, São Francisco de Paula, Cambará do Sul e Picada Café. A reorganização territorial foi instituída, no ano passado, após criação do Comando Regional de Polícia Ostensiva Hortênsias (CRPO-H), através das regiões integradas de segurança pública, que envolve também a Polícia Civil.

PROTEÇÃO ANIMAL: Zoológico de Gramado registra nascimentos de ema, guará-ruba e gato-do-mato

Quem comanda todo o efetivo do batalhão turístico é a major Cláudia Maldaner. Ela cita que, apesar de as cidades terem em comum o turismo, são muito diferentes entre si, principalmente na questão territorial. Contudo, os índices de criminalidade em todas são baixos.

Para a major, uma série de fatores influência nos bons números. “O principal é a confiança que a comunidade tem na nossa instituição, repassando informações. Também temos um Judiciário e um Ministério Público atuantes. Outro ponto é a identificação e empatia pela região do próprio efetivo, pois a maior parte mora aqui”, reforça.

SAÚDE: Com centro de oncologia e atendimentos de alta complexidade, novo hospital de Canela pode entrar em operação em 2027

Entre os aspectos de sucesso do turismo regional ressalta-se a segurança. Por isso, a comandante aproveita para agradecer o empenho de todos os policiais militares. Assim como em todo o Estado, há déficit no número de servidores.

“É sempre a nossa bandeira número um, a questão do efetivo”, declara. “Fazemos mais com menos”, acrescenta, reforçando que, em épocas de eventos festivos, como o Natal Luz, o batalhão recebe reforço, devido ao aumento do número de turistas.

TURISMO: Construção de aquário em Gramado pode começar ainda em 2024; veja detalhes

Resposta rápida para a comunidade

Major Maldaner Foto: Ângelo De Zorzi/Divulgação
A major destaca que os maiores índices de ocorrências na região são em relação ao tráfico de drogas e pequenos furtos, mas ressalta a rápida resposta das forças de segurança na região para a resolução de crimes e responsabilização. Ela comenta que as ações de cercamento eletrônico das cidades auxiliam as equipes de trabalho na identificação de criminosos. “E o nosso melhor agente de inteligência é o morador”, frisa.

ECONOMIA: Feira internacional de turismo encerra 36ª edição com R$ 480 milhões em negócios gerados em Gramado

Uma das poucas mulheres do Estado à frente de batalhões, a major ingressou na Brigada Militar em 2003. Como soldado, serviu nas cidades de Caxias do Sul e Bento Gonçalves. Após, foi para o curso de sargento, em 2010, em Montenegro. Ela atuou novamente em Bento e, dois anos depois, foi para o curso de oficial, em Porto Alegre.

Em 2014, trabalhou em Gramado pela primeira vez e ficou até 2019, quando foi transferida para Caxias. Ela retornou à região em 2022, quando foi convidada a ajudar na implementação do CRPO-H. Desde julho deste ano, é comandante do 1º Bpat.

NATAL: Saiba quando a caravana da Coca-Cola vai passar pelas cidades de Gramado e Canela

Organização do batalhão

Sede do 1º Bpat é no Centro de Gramado Foto: Mônica Pereira/GES-ESPECIAL
A sede do 1º Bpat é em Gramado. É no quartel que funciona o setor administrativo, organização de operações e a parte de inteligência, além da Força Tática e da companhia de policiamento ostensivo.

LEIA TAMBÉM: Parque em Gramado terá passeio com trens centenários e resgate da história ferroviária da região

A major explica que Gramado e Canela possuem companhias de policiamento, enquanto que, São Francisco de Paula e Nova Petrópolis, pelotões. Por fim, Cambará do Sul e Picada Café grupamentos. A organização é referente ao número de policiais atuando na área. Entretanto, a Força Tática serve de apoio, reforçando a atuação nas cidades, conforme a necessidade.

Patrulhamento rural e nas escolas, ações de prevenção à violência doméstica e a execução do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd) são outras iniciativas do Bpat. “Neste meu retorno, estamos tentando fazer um trabalho de fortalecimento e de acolhimento com aqueles policiais que necessitam e de aproximação com a comunidade”, salienta a comandante.

AEROPORTO: Governador confirma investimento milionário para ligação rodoviária entre Gramado e o aeroporto de Vila Oliva

“É bastante desafiador, porém estamos muito felizes, porque sabemos a importância da região. A Brigada Militar e o batalhão têm identificação com a história da cidade. Estamos gratos e esperamos que tenhamos muitos mais 20 anos pela frente”, corrobora.

Eventos de comemoração

Para celebrar os 20 anos do 1º Bpat, no dia 21 de novembro, a Brigada Militar realizará um evento especial, na Casa Nuvole. O ato será para entrega de comendas a policiais que se destacaram e também civis que apoiam e auxiliam no trabalho da BM.

MAIS OFERTA: Latam projeta aumentar número de voos para o aeroporto Salgado Filho a partir de 2025

Já no domingo, dia 24, um pedal comemorativo. O passeio ciclístico terá saída às 8 horas do Ginásio Perinão, com um itinerário de 35 quilômetros, percorrendo o Centro e as paisagens do interior de Gramado e Canela.

Quem quiser participar, pode fazer a inscrição em sprinta.com.br, por R$ 55. Mais informações pelo WhatsApp (54) 9 9197-2083.

ENTRE PARA A COMUNIDADE DO JORNAL DE GRAMADO NO WHATSAPP!

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Matérias Relacionadas