abc+

TURISMO

GRAMADO: Baixa movimentação na região nesta época do ano preocupa empresariado

Abrasel aponta que fluxo de visitantes está menor do que em 2022 e do que as expectativas traçadas

Mônica Pereira
Publicado em: 22/12/2023 às 10h:55 Última atualização: 23/12/2023 às 11h:29
Publicidade

A baixa movimentação turística na região, neste final de ano, está preocupando empresários. Dezembro é comumente época de grande fluxo de visitantes – e também de reforçar o caixa para os meses seguintes. Mas não deve ser possível. Isso porque, como exemplo da hotelaria, os preços praticados nas diárias estão mais baixos do que em 2022, assim como a ocupação.



“O movimento da região como um todo está abaixo do esperado para o setor de gastronomia fora do lar. Há muito movimento nas ruas e muitos ônibus de turismo, mas as pessoas passeiam pela cidade, trazem lanche e voltam para casa no final de cada dia”, ressalta Marcelo Wazlawick, que é presidente da Abrasel Hortênsias, entidade que representa bares e restaurantes.

Marcelo Wazlavick, presidente da Abrasel Hortênsias



Marcelo Wazlavick, presidente da Abrasel Hortênsias

Foto: Fernanda Fauth/GES-Especial

Ele ressalta que o movimento está menor do que no ano passado e também das expectativas traçadas para 2023. “Isso se dá também pelas fortes chuvas na região e pelas inúmeras fake news que foram espalhadas sobre Gramado, o que resultou em muitos cancelamentos por parte dos turistas”, reforça.

Guido Thiele



Guido Thiele

Foto: Cleiton Thiele/Divulgação

“Neste ano, percebemos uma movimentação mais amena no comércio, acreditamos que pelo clima com chuvas excessivas em novembro e, agora, as temperaturas elevadas, que direcionam ao litoral”, complementa o presidente do Sindilojas Região das Hortênsias, Guido Thiele.

Conforme Marcelo, dados da hotelaria da região apontam que a ocupação para as últimas duas semanas do ano devem ficar em 75%. “Para a região, que está acostumada com números mais altos no período de Natal, isso é uma preocupação”, endossa. “Alguns associados relatam a contratação de mão de obra temporária, mas isso tem sido recorrente considerando que o setor de alimentação fora do lar tem sofrido durante o ano inteiro com a falta de mão de obra qualificada”, conclui o presidente.

Expectativa nas vendas

Já no setor varejista, o Sindilojas tem dados positivos em relação às contrações temporárias. Em pesquisa realizada junto aos associados, na segunda-feira, dia 18, constatou-se que 25% dos lojistas pretendem contratar funcionários temporários para este período de final de ano. Na expectativa de vendas no período do Natal, 10,7% dos estabelecimentos vê a possibilidade de incremento, em uma média de 18%.

Turistas percebem

Turistas visitam frequentemente a região



Turistas visitam frequentemente a região

Foto: Mônica Pereira/GES-ESPECIAL

Frequentadora assídua de Gramado, Sharon Persuhn também percebeu a menor movimentação. “Em comparação com novembro de 2022, parece que tem menos movimento na cidade. Viemos em julho deste ano e está menos movimentado também”, declara.

Para os turistas, a cidade mais tranquila é melhor para passear. “A gente adora Gramado”, ressalta a pequena Lívia Satiro, junto ao irmão Davi.

A família, composta ainda por Marcelo Satiro e Sandra Fernandes, que é de Porto Alegre, mas mora atualmente em Florianópolis, Santa Catarina, passará quatro dias na região.

Publicidade

Matérias Relacionadas

Publicidade
Publicidade