A baixa movimentação turística na região, neste final de ano, está preocupando empresários. Dezembro é comumente época de grande fluxo de visitantes – e também de reforçar o caixa para os meses seguintes. Mas não deve ser possível. Isso porque, como exemplo da hotelaria, os preços praticados nas diárias estão mais baixos do que em 2022, assim como a ocupação.
“O movimento da região como um todo está abaixo do esperado para o setor de gastronomia fora do lar. Há muito movimento nas ruas e muitos ônibus de turismo, mas as pessoas passeiam pela cidade, trazem lanche e voltam para casa no final de cada dia”, ressalta Marcelo Wazlawick, que é presidente da Abrasel Hortênsias, entidade que representa bares e restaurantes.
Ele ressalta que o movimento está menor do que no ano passado e também das expectativas traçadas para 2023. “Isso se dá também pelas fortes chuvas na região e pelas inúmeras fake news que foram espalhadas sobre Gramado, o que resultou em muitos cancelamentos por parte dos turistas”, reforça.
“Neste ano, percebemos uma movimentação mais amena no comércio, acreditamos que pelo clima com chuvas excessivas em novembro e, agora, as temperaturas elevadas, que direcionam ao litoral”, complementa o presidente do Sindilojas Região das Hortênsias, Guido Thiele.
Conforme Marcelo, dados da hotelaria da região apontam que a ocupação para as últimas duas semanas do ano devem ficar em 75%. “Para a região, que está acostumada com números mais altos no período de Natal, isso é uma preocupação”, endossa. “Alguns associados relatam a contratação de mão de obra temporária, mas isso tem sido recorrente considerando que o setor de alimentação fora do lar tem sofrido durante o ano inteiro com a falta de mão de obra qualificada”, conclui o presidente.
Expectativa nas vendas
Já no setor varejista, o Sindilojas tem dados positivos em relação às contrações temporárias. Em pesquisa realizada junto aos associados, na segunda-feira, dia 18, constatou-se que 25% dos lojistas pretendem contratar funcionários temporários para este período de final de ano. Na expectativa de vendas no período do Natal, 10,7% dos estabelecimentos vê a possibilidade de incremento, em uma média de 18%.
Turistas percebem
Frequentadora assídua de Gramado, Sharon Persuhn também percebeu a menor movimentação. “Em comparação com novembro de 2022, parece que tem menos movimento na cidade. Viemos em julho deste ano e está menos movimentado também”, declara.
Para os turistas, a cidade mais tranquila é melhor para passear. “A gente adora Gramado”, ressalta a pequena Lívia Satiro, junto ao irmão Davi.
A família, composta ainda por Marcelo Satiro e Sandra Fernandes, que é de Porto Alegre, mas mora atualmente em Florianópolis, Santa Catarina, passará quatro dias na região.
LEIA TAMBÉM