ATUALIZAÇÃO:
- Prédio que desabou estava interditado há anos e era ocupado de forma irregular, diz Prefeitura de Gramado
- Prefeito de Gramado decreta estado de calamidade e fala sobre causas da movimentação de terra e queda de prédio
O Serviço Geológico do Brasil – CPRM está em Gramado na tarde desta quarta-feira (22) e avalia as áreas de risco em Gramado. A empresa pública, vinculada ao Ministério de Minas e energia, realizou uma visita para produção de relatório técnico, ao bairro Três Pinheiros, à Perimetral e à Ladeia das Azaleias, no bairro Planalto, onde há rachaduras no solo e risco de desbarrancamento.
A análise de campo foi acompanhada pela secretária do Meio Ambiente, Cristiane Bandeira, adjunta Karen Núbia Oliveira, o secretário do Planejamento Urbano, Rafael Bazzan, o vice-prefeito Luia Barbacovi, e pelo geólogo e diretor do licenciamento ambiental do Município, Jackson Cohendt.
O relatório, chamado de Avaliação Pós-Desastre, será entregue à Prefeitura com a indicação de direcionamento para tomada de decisão do Município. O principal local avaliado neste momento é o bairro Três Pinheiros, por ser considerado o ponto mais crítico atingido pelas fortes chuvas dos últimos dias.
O Executivo municipal também deverá solicitar ao Serviço Geológico do Brasil outros estudos, a serem realizados no ano que vem, para fazer uma avaliação das áreas de risco em todo o município, não apenas as atingidas neste evento climático.
LEIA TAMBÉM