Toda a beleza das apresentações de patinação artística poderá ser prestigiada pela comunidade de Gramado, na próxima semana, entre os dias 25 e 30. O ginásio da Vila Olímpica, no bairro Várzea Grande, vai ser transformado num rinque para sediar o campeonato gaúcho da modalidade. Realizado pela Federação Gaúcha de Patinagem, o evento também marca os 50 anos da entidade.
Serão seis dias de disputas, com 28 clubes federados e a expectativa de mais de 300 atletas participantes. Mais de 100 provas ocorrerão, contando, ainda, com 15 atletas da Seleção Brasileira de Patinação Artística, que já participaram de competições internacionais neste ano.
“Será um evento histórico, promovendo uma grande visibilidade para o esporte, que conta com inúmeros atletas gaúchos com ótimos resultados internacionais. Entre eles, Leonardo Machado Azambuja, destaque amador de 2023”, frisa o presidente da federação, José Lazzaroni.
Morador de Gramado, Alberi Jr. é uma das pessoas que está à frente da realização da competição. Ele conta que a família, natural de Santa Rosa, tem uma escola de patinação e sempre teve o sonho de realizar um evento na Serra. “Como eu vim para cá, entramos na disputa para que Gramado fosse sede do evento”, relata.
As provas da competição serão disputadas entre 8 e 22 horas e as finais estão programadas para o sábado e domingo, dias 29 e 30. Como a Prefeitura de Gramado é apoiadora, não haverá cobrança de ingresso para assistir às apresentações, apenas a doação de um quilo de alimento ou agasalho, que serão destinados para famílias em situação de vulnerabilidade social.
LEIA TAMBÉM
"A patinação é a coisa que eu mais gosto de fazer", diz pequeno competidor
Gramado e Canela terão, ao menos, dez representantes locais no campeonato. A equipe competitiva da escola Evolves Patinação Artística está se preparando para fazer bonito. O mais jovem é o pequeno Diego Pacheco, de apenas 8 anos. Com muita desenvoltura e equilíbrio, ele disputará a medalha na modalidade figuras obrigatórias aspirantes tots.
Dedicando-se bastante aos treinamentos, não será a primeira vez que ele vai para uma competição. Mesmo com a pouca idade, já treina há cerca de cinco anos e conquistou sete medalhas. “Eu assistia a série Soy Luna e comecei a gostar de patinação, pedi para meus pais para fazer aulas e estou até hoje. A patinação é a coisa que eu mais gosto de fazer”, enfatiza.
Quem também vai entrar no rinque é a Natasha Cardoso, de 18 anos. Atuando competitivamente desde 2019, ela coleciona em torno de 15 medalhas. “A mais marcante foi a da Patinart de 2022 porque, quando eu comecei a competir, ficava muito nervosa e era insegura. Foi lá que eu me senti segura e deu tudo certo”, pondera a jovem, que também dá aulas de patinação. “O nosso foco nos campeonatos nunca é a medalha. A medalha é um a mais, queremos que eles deem o máximo e se divirtam”, aponta a professora e fundadora da instituição, Luiza Ormond.
“Estamos felizes em poder representar a patinação artística gramadense e canelense”, completa. A professora salienta que só não há mais representantes da região porque a patinação é um esporte caro e falta apoio ao esporte.
Representantes locais
Diego Pacheco – 8 anos (modalidade: figuras obrigatórias aspirantes tots)
Claudio Miles – 25 anos (livre torneio nacional juvenil masculino)
Valentina Cardoso – 11 anos (figuras obrigatórias aspirantes infantil)
Larissa Moreira – 12 anos (figuras obrigatórias aspirantes infantil)
Isabelle Eigner – 15 anos (figuras obrigatórias aspirantes júnior)
Luísa Koetz – 17 anos (figuras obrigatórias aspirantes sênior)
Laura Vargas – 15 anos (figuras obrigatórias aspirantes júnior e solo dance aspirantes júnior)
Natasha Cardoso – 18 anos (figuras obrigatórias aspirantes sênior, solo dance aspirantes sênior e livre aspirantes sênior)
Clara Peressoni – 17 anos (figuras obrigatórias aspirantes júnior, solo dance aspirantes júnior, free dance torneio nacional júnior e livre torneio nacional juvenil)
Isadora dos Santos – 21 anos (figuras obrigatórias aspirantes sênior, solo dance aspirantes sênior, free dance torneio nacional sênior e livre torneio nacional juvenil)
- Categorias
- Tags