ARTE E PRESERVAÇÃO DO MEIO AMBIENTE

Artistas plásticos de Gramado retratarão em telas as paisagens do interior da cidade

Após 20 saídas de campo, trabalho será exposto em evento nas margens do Lago Joaquina Rita Bier

Publicado em: 16/01/2024 09:31
Última atualização: 16/01/2024 09:51

As paisagens e belezas naturais de Gramado serão evidenciadas em um projeto, que une as artes plásticas e o meio ambiente. Apoiado pela Lei Paulo Gustavo, ocorrerá na cidade o Gramado Natural - 1º Encontro de Pintura ao Ar Livre.

Rogério, Debora, Alessandro e Jonatan são membros do Coletivo Plein Air Gramado Foto: Divulgação
O evento inédito tem como objetivos movimentar o turismo cultural local com foco no segmento das artes plásticas, valorizar o roteiro rural como uma alternativa para o turismo cultural, bem como preservar o meio ambiente do município.

O projeto deve ocorrer em duas etapas. A primeira delas de pré-encontros, realizados entre janeiro e abril. Depois disso, haverá um evento, que terá duração de quatro dias e será realizado em maio deste ano.

No primeiro passo, o Coletivo Plein Air Gramado, anfitrião do projeto, levará seu grupo de artistas plásticos gramadenses para vinte áreas descentralizadas e rurais da cidade onde, de forma empírica, escolherão paisagens a serem registradas no traço e na pintura.

O coletivo é composto atualmente por quatro artistas plásticos gramadenses, Alessandro Muller (também curador do projeto), Jonatan Dhein, Debora Dhein e Rogério Baungarten.

“A cada saída de campo serão produzidas quatro obras, quatro visões artísticas diferentes sob a mesma localidade e, assim, ao final do processo artístico, terão sido produzidas vinte obras por artista. Isso é, uma coleção artística de oitenta telas”, explica uma das responsáveis pela ação, Luana Michel.

Em paralelo, no eixo de formação, estão previstas capacitações técnicas e práticas sobre artes plásticas, atendendo a equipe de trabalho do projeto e profissionais do segmento artístico, bem como palestras sobre educação ambiental, destinadas aos alunos da rede pública de ensino.

Na segunda etapa, acontecerá o encontro de fato: uma mostra de arte e um intercâmbio cultural. O evento ocorrerá nas margens do Lago Joaquina Rita Bier e haverá uma série de atividades artísticas, todas gratuitas.

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Matérias Relacionadas