abc+

LEGADO ARTÍSTICO

Artista gramadense é homenageada com espaço cultural no Museu do Festival de Cinema de Gramado

Rita Gil dedica quase quatro décadas às artes visuais, ativismo e arquitetura

Fernanda Steigleder Fauth
Publicado em: 12/08/2024 às 14h:59 Última atualização: 12/08/2024 às 14h:59
Publicidade

A celebração do legado artístico em Gramado. Um novo espaço cultural foi inaugurado no Museu do Festival de Cinema e faz homenagem a artista gramadense Rita Gil, que dedica quase quatro décadas às artes visuais, ativismo e arquitetura. 

Inauguração do Espaço Rita Gil no Museu do Festival de Cinema de Gramado



Inauguração do Espaço Rita Gil no Museu do Festival de Cinema de Gramado

Foto: Yas Almeida/Divulgação

O Espaço Rita Gil foi inaugurado às vésperas do Festival de Cinema, que ocorre até sábado (17) e conta com pintura, desenho, escultura, gravura, colagem e arte têxtil, frutos do trabalho da artista.

Inspirada principalmente pela cidade, Rita explora temas como religiosidade, moda, mulheres e cultura regional, sempre imprimindo uma marca pessoal e distinta em cada criação.

LEIA TAMBÉM: Estradas da Região das Hortênsias terão obras da EGR nos próximos dias; entenda

Um dos momentos marcantes da carreira da gramadense foi durante o Festival de Cinema de Gramado, em 2007, quando incentivou a comunidade artística local a retratar o evento por meio da pintura. A iniciativa resultou na mostra “Pintando o Festival de Cinema”, que focou nos filmes premiados entre 1973 e 2007.

Agora, o Espaço Rita Gil busca reavivar esse legado, exibindo algumas dessas obras, tanto as ainda em posse dos artistas, quanto as sob a guarda do Centro Municipal de Cultura.

Além dessas peças históricas, o espaço também exibe obras do acervo do Museu do Festival de Cinema de Gramado.

O espaço fica junto ao Palácio dos Festivais. Moradores de Gramado e Canela têm entrada gratuita durante todo o ano com a doação de um quilo de alimento não perecível.

Publicidade

Matérias Relacionadas

Publicidade
Publicidade