abc+

DE OLHO NOS CASOS

Armadilhas para controlar mosquito da dengue serão instaladas em Gramado nos próximos dias

Vigilância Ambiental fará a implantação de 88 ovitrampas pela cidade

Fernanda Steigleder Fauth
Publicado em: 20/02/2024 às 10h:33 Última atualização: 20/02/2024 às 10h:33
Publicidade

A Vigilância Ambiental da Secretaria de Saúde adota uma nova estratégia visando o controle da dengue, que integra programas dos governos estadual e federal: as ovitrampas – tecnologia para o monitoramento do Aedes aegypti por meio de armadilhas para atrair a fêmea do mosquito. A metodologia já havia sido adiantada pelo ABCMais em entrevista com a pasta.

Gramado adota nova estratégia visando o controle da dengue



Gramado adota nova estratégia visando o controle da dengue

Foto: PMG/Divulgação

Os trabalhos de implantação já devem ocorrer nesta semana. Segundo o coordenador da Vigilância Ambiental de Gramado, José Mário, as 88 armadilhas devem ser espalhadas na quarta (21) e na quinta-feira (22), caso as condições climáticas permitam.

“Serão três equipes percorrendo todas as regiões da área urbana de Gramado, com servidores devidamente uniformizados e identificados. Vamos instalar as armadilhas em locais públicos e também em residências com a devida autorização dos moradores”, detalha José Mário, ressaltando que a ação terá apoio da 5ª Coordenadoria Regional de Saúde, com a presença do coordenador Marcos Ferreira.

“As armadilhas permanecerão instaladas por até cinco dias e posteriormente serão recolhidas para análise e quantificação dos ovos depositados”, afirma José. Esta será a primeira vez que a técnica será colocada em prática em Gramado.

Já o secretário de Saúde de Gramado, Jeferson Moschen, reforça que o engajamento da comunidade nas medidas de prevenção é fundamental para combater a dengue e preservar a saúde de todos.

“Como poder público seguimos adotando estratégias e investindo no que de mais moderno e eficaz existe no mercado. Mesmo com todas as medidas adotadas até então, precisamos da colaboração da comunidade para conter o avanço do mosquito”, alerta Jeferson. 

Publicidade

Matérias Relacionadas

Publicidade
Publicidade