abc+

TEMPO NA CIDADE TURÍSTICA

Chance de neve em Gramado continua? Veja o que esperar das temperaturas nas próximas horas

Sensação térmica na estação automática em Canela apontava 6,9°CS por volta das 11 horas desta quinta-feira

Fernanda Steigleder Fauth
Publicado em: 08/08/2024 às 12h:31 Última atualização: 08/08/2024 às 13h:13
Publicidade

A quinta-feira (8) em Gramado, na Serra gaúcha, iniciou com chuva, chegou a ter uma tentativa de saída do sol, mas o que predomina desde às 9 horas é a forte neblina. Com pouca visibilidade e a umidade alta, as temperaturas já não sobem. 

Quinta-feira tem neblina intensa em Gramado



Quinta-feira tem neblina intensa em Gramado

Foto: Fernanda Fauth/GES-Especial

Como aponta a estação automática do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), em Canela, a temperatura mínima e que se mantém está em 10°C. Já a sensação térmica é ainda menor: por volta das 11 horas, era de 6,9°C. 

Uma massa de ar polar ingressa no Estado nas próximas horas. Com a influência de um ciclone, que trará rajadas de vento de forma mais intensa na sexta-feira (9) na Serra, a derrubada do frio será vista nos termômetros e na sensação térmica. Na Região das Hortênsias, a mínima ficará em 3°C e a máxima em 9°C. 

LEIA TAMBÉM: FESTIVAL DE CINEMA: Público poderá assistir homenagens e premiações direto de telão

“O vento vai acompanhar na sexta-feira o ingresso de ar mais gelado no Rio Grande do Sul de origem polar. Com isso, acentuará a sensação de frio com baixa sensação térmica, especialmente à noite. Valores negativos de sensação térmica são esperados em locais de maior altitude, embora a temperatura esteja acima de 0ºC na maioria dos pontos”, afirma a MetSul Meteorologia. 

E a neve em Gramado?

Por vários dias, prognósticos apontavam a possibilidade de neve no Sul do Brasil. Conforme a meteorologia Estael Sias, modelos canadenses, nas duas últimas rodadas, deixaram de indicar. Contudo, ainda há diagnósticos que sinalizam para a possível ocorrência. 
“Esta é a parte mais difícil do prognóstico. Neve é fenômeno de difícil previsão no mundo inteiro e aqui ainda mais porque se trata de uma zona em que o fenômeno é pouco frequente”, comenta a profissional. 
Ainda de acordo com a meteorologia, a atmosfera estará suficientemente fria para que a precipitação invernal aconteça. “Mas os dados indicam escassa precipitação. Uma baixa fria segregada, como uma bolha de ar muito frio em altitude, vai avançar pelo Leste gaúcho entre sexta e o começo do sábado. Trará nuvens e muito frio, e talvez precipitação fraca em alguns pontos”, explica. 
Assim, não se pode descartar a ocorrência de neve nesta sexta e no começo do sábado, nas áreas de maior altitude do Nordeste do Rio Grande do Sul, em especial nos Campos de Cima da Serra, e no Planalto Sul Catarinense. 

VEJA AINDA: Chance de neve em Gramado: Relembre quando fenômeno foi registrado na Serra

Geada e temperaturas próximas de 0°C

Ainda que a neve seja de difícil precisão, outro fenômeno poderá ser registrado na Região das Hortênsias no final de semana: a geada. O frio intenso, com temperaturas próximas de 0°C, também deve se prolongar.

No sábado (10) e domingo (11), as mínimas ficam em 3°C e as máximas em 13°C. Na segunda-feira (12), com reforço de ar frio, esfria ainda mais: mínima de 1°C e máxima de 11°C. 

 

Publicidade

Matérias Relacionadas

Publicidade
Publicidade