A Secretaria de Meio Ambiente de Gramado trabalhou na última semana na reintrodução de animais silvestres em seus habitats naturais. Uma ave tiriba-de-testa-vermelha e um macaco-prego foram soltos em matas nativas da região.
Técnicos da pasta estiveram em Porto Alegre no Núcleo de Conservação e Reabilitação de Animais Silvestres do Hospital de Clínicas Veterinárias da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Ufrgs), para buscar apoio no tratamento de um animal silvestre que foi resgatado ferido.
O deslocamento até a capital também foi motivado para efetuar o resgate de uma ave tiriba-de-testa-vermelha e de uma fêmea de macaco-prego que foram reabilitadas na própria instituição e já se encontravam aptas a voltar para a natureza em seus municípios de origem.
A equipe da Secretaria de Meio Ambiente realizou o transporte e promoveu a soltura da tiriba-de-testa-vermelha em Gramado, onde ela havia sido resgatada. Os técnicos gramadenses também transportaram e deram suporte na soltura da fêmea de macaco-prego na região do Banhado Grande, em Canela, em parceria com o Meio Ambiente do município vizinho.
“A reintegração da fauna silvestre no ambiente natural, que é a devolução de animais à natureza, é de suma importância para reforçar as populações existentes. Além disso, todo animal tem seu papel nos processos ecológicos e contribuem para a manutenção da estrutura e diversidade local”, explica a secretária de Meio Ambiente de Gramado, Cristiane Bandeira.
LEIA TAMBÉM