Estudantes do ensino fundamental da Escola Municipal Padre José Scholl, da Linha Carahá, lançaram um projeto de preservação do meio ambiente, ligado à conscientização, assim como a redução do uso de sacolas plásticas.
O programa denominado Preserve a Natureza mobiliza os alunos do 4º e 5º anos e é coordenado pela professora Elisabete Dalanhol e pela gestão da instituição.
“O projeto começou com a parceria de empresas locais e da direção da escola. Essas empresas doaram retalhos de tecidos para estofados que seriam descartados. Nisso, juntamente com os alunos, foi pensado em um protótipo da bolsa, que começou a ser fabricada em parceria também com uma costureira da comunidade”, disse a professora.
Os estudantes também aprenderam sobre as consequências do descarte incorreto das sacolas plásticas, que são prejudiciais à natureza. “Eu gostei muito desse projeto pois aprendemos que as sacolas plásticas podem causar problemas aos animais, ir para esgotos podendo causar enchentes. Então a gente fez esse projeto para que isso pare de acontecer”, disse a aluna Emanuelle Alves Costa.
Toda a confecção da estampa das bolsas retornáveis é feita pelos alunos em sala de aula. “Eles criaram um logotipo com o nome do projeto, e a partir disso, criamos moldes que são utilizados para a pintura das estampas em cada uma das bolsas”, ressalta Elisabete.
LEIA TAMBÉM