12ª EDIÇÃO

Abertura oficial da colheita da oliva ocorrerá em parque de Gramado

Previsão é que a colheita no Olivas de Gramado aconteça entre o final do mês de fevereiro e início de março

Publicado em: 01/02/2024 18:07
Última atualização: 01/02/2024 18:08

 A abertura oficial da colheita da oliva deste ano ocorrerá pelo 12º ano e será no dia 16 de fevereiro. E, pela primeira vez, quem receberá o evento será o parque Olivas de Gramado, um dos pioneiros de olivoturismo no País. 

Serão cerca de 10 dias de trabalho para colher a safra Foto: Fernanda Fauth/GES-Especial

A partir das 9 horas, o empreendimento contará com representantes do Instituto Brasileiro de Olivicultura (Ibraoliva), Secretaria de Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação (Seapi), além de produtores de azeite de oliva de diversas regiões do Brasil.

Colheita no município

A produtividade do olival da família Bertolucci não foi afetada pelas chuvas. A previsão é de um crescimento de 10% a 15% na colheita deste ano em relação a 2023.

“Quanto a importância do Olivas de Gramado dentro do olivoturismo mundial, eu não tenho receio nenhum de afirmar que hoje é o maior empreendimento do mundo. Nós não temos nem mesmo no hemisfério norte algo parecido com o Olivas de Gramado. É um orgulho muito grande nós termos um associado ao Ibraoliva desse tamanho, dessa magnitude”, ressalta o presidente do Ibraoliva, Renato Fernandes.

A previsão é que a colheita no parque gramadense aconteça entre o final do mês de fevereiro e início de março. Este ano, pela primeira vez, os visitantes poderão vivenciar as etapas de colheita da oliva e extração do azeite in loco. A experiência será comercializada e vai incluir ainda gastronomia e outras atividades que serão divulgadas ao público em breve.

“O nosso terroir aqui na Região das Hortênsias tem algumas nuances, variáveis diferentes de outras regiões do Rio Grande do Sul. Os estágios de floração, polinização, fecundação e 'pegamento' dos chumbinhos (embrião da azeitona, a partir do qual nasce o fruto e onde inicia seu processo de maturação) aconteceram dentro do timing correto e já estão iniciando a curva de maturação com uma quantidade de frutos relativamente boa”, comemora o azeitólogo e diretor de olivoturismo do Ibraoliva, André Bertolucci.

Destaque internacional em 2023

O Olivas teve o seu nome divulgado em diferentes países ao longo do ano passado. Um deles foi o New York International Olive Oil Competition, nos Estados Unidos, onde o azeite Terroir Serrano - Blend Campo Multivarietal 2023 recebeu medalha de prata e foi reconhecido como um dos melhores do mundo.

A produção do empreendimento também entrou para o Flos Olei, guia que reúne os 500 melhores azeites extravirgens do mundo.

Nova atração

Buscando proporcionar uma imersão cada vez maior no mundo do olivoturismo, no radar de novidades está a construção de uma nova atração: a azeitaria. O espaço terá sala de imersão, restobar, loja e vai possibilitar ao visitante produzir seu próprio blend de azeite de oliva, com um rótulo personalizado.

O Olivas de Gramado funciona de quinta a terça-feira (fechado às quartas-feiras), das 10h30 às 18 horas. Até 8 de março, os ingressos custam a partir de R$ 69, devido à promoção de verão. 

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Matérias Relacionadas