MOVIMENTAÇÃO DE TERRA
"A gente escutou estouros a noite toda", diz morador que faz vigília em bairro que foi evacuado em Gramado
Alguns dos residentes que precisaram deixar as casas por risco de desmoronamento de terra montaram barraca e passaram a noite do local
Última atualização: 24/11/2023 15:15
ATUALIZAÇÃO:
- Prédio que desabou estava interditado há anos e era ocupado de forma irregular, diz Prefeitura de Gramado
- Prefeito de Gramado decreta estado de calamidade e fala sobre causas da movimentação de terra e queda de prédio
Em um misto de tristeza e medo, moradores do bairro Três Pinheiros, em Gramado, deixaram suas casas, no final da tarde do domingo (19). Por risco de desmoronamento de terra no bairro Planalto, que fica na parte de cima da localidade, forças e segurança e poder público determinaram a evacuação total das residências.
“A gente escutou estouros a noite toda, muito barulho”, diz Eder Rossa, que mora no bairro que pode ser atingido. Ele e outros residentes, que também precisaram deixas suas casas, montaram uma barraca improvisada junto à perimetral e passaram a noite em vigília.
Desde o início da manhã do domingo (19), os moradores estão assustados. Um deles conta que foi fazer a caminhada matinal pelas ruas do bairro e percebeu que a estrutura da perimetral estava rachando.
A comunidade cita que não eram problemas anteriores às fortes chuvas que têm atingido a região. “A terra não secou mais, né”, completa Eder. Ainda, ele aponta que as rachaduras estão aumentando e que árvores continuam caindo. “Aquele prédio lá em cima pode cair a qualquer momento”, corrobora, apontando para a estrutura. O topo da edificação pode ser vista da perimetral.
Uma das preocupações é sobre as condições da Rua Ladeira das Azaléias, no bairro Planalto. O solo está cedendo e o asfalto está comprometido. O prédio que fica no local foi evacuado, assim como residências próximas. Existem grandes árvores que também correm o risco de desabar, de acordo com a Prefeitura de Gramado.
Os moradores que estão em vigília atestam que permanecerão no local. “Quanto tempo isso vai durar? A gente não sabe. Vai começar a chover de novo. Estamos aguardando o parecer dos técnicos, que devem passar por aqui”, cita Eder.
Durante a madrugada, equipes da Defesa Civil de Gramado estiveram vistoriando a estrada. A Brigada Militar também fez rondas pelo bairro.
“Ficar aqui é o mínimo que a gente pode fazer para tentar proteger as nossas casas e as nossas coisas. A Brigada ficou a noite inteira, mas estávamos aqui também. É o que a gente pode fazer”, comenta o morador do bairro Três Pinheiros, Ederson Boschetti.
Prédio foi interditado no sábado
O tenente do Corpo de Bombeiros, Miguel Oliveira de Souza, que está respondendo interinamente pela guarnição de Gramado, conta que o prédio da Rua Ladeira das Azaleias foi interditado no sábado (18), ponderando que o solo está em movimentação. “Houve a interdição por risco iminente, ou seja, que pode acontecer a qualquer momento”, declara.