abc+

Homenagens a Iemanjá seguem até sábado no litoral norte; confira

Comemorações em referência a orixá iniciaram nesta quinta-feira

Susete Mello
Publicado em: 01/02/2024 às 20h:53 Última atualização: 01/02/2024 às 20h:54
Publicidade

O dia de Iemanjá, que representa as águas na Umbanda, será na sexta-feira (2), mas cidades do litoral norte já começaram com comemorações nesta quinta-feira (1º) em referência a orixá.

Celebração para Iemanjá ocorre junto ao monumento | abc+



Celebração para Iemanjá ocorre junto ao monumento

Foto: Arquivo/GES

Na Capital das Praias, Tramandaí, a festa em homenagem a Iemanjá começou nesta quinta-feira (1º), por volta das 20 horas. Junto ao monumento na Beira Mar, tem oração aos orixás, com o mestre de cerimônias Maurício Brandão, apresentação Casa Onã ‘Homenagem aos Orixás regentes 2024’, homenagem aos profissionais da área da saúde e agradecimentos às autoridades públicas, apresentação de Banda, de Casa Onã ‘Homenagem a Grande Mãe Iemanjá’. A meia noite da sexta-feira terá chegada da santa. No local há ritual de Umbanda com passes aberto ao público.

Nesta quinta-feira, a Secretaria de Segurança, Transporte e Trânsito, fez o bloqueio de ruas nas proximidades do evento. O fechamento das vias teve início às 8 horas na Beira-Mar, entre as Avenidas Dep. Osvaldo Bastos, Tiradentes e Rua Delmar Antonio Rodrigues.

Também junto ao Monumento de Iemanjá na Beira-Mar há a Feira de Ritos Afro-Brasileiros, que segue até domingo (4). O atendimento ocorre das 10 às 23 horas com a feira de ritos afro-brasileiros e consultas com jogos de cartas e búzios.

21 tendas em Imbé

Já em Imbé, os umbandistas celebrarão Iemanjá na beira-mar. As homenagens, que iniciaram ontem (quarta), seguem até o próximo sábado (3). Ao todo, 21 tendas e cada templo terá uma estrutura montada para as celebrações na beira-mar.

Como contrapartida, as entidades doaram 3.980 quilos de alimentos não-perecíveis, que foram repassados à Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e, serão distribuídos às famílias em situação de vulnerabilidade social de Imbé.

Nesta quinta, as homenagens ocorrem com Pai Ederson, na Avenida Mariluz, em frente ao chuveirinho e Mãe Renata, na Avenida Cachoeirinha, em Harmonia.

Na sexta-feira (2), Mãe Rô de Oxum (Avenida Mariluz – Beira Mar), Ilê Oxala e Oxum Fábio (Rua Salvador do Sul – Beira Mar), Raquel (Avenida Mariluz, lado direito da praia), Cavaleiros de Humaitá (Guarita 123), Pai Caio (AvenidaBrasil / BeiraMar, próximo quiosque 20 e guarita 117), Pai Daniel de Xangô (Rua Santos Dumont/Antônio Alves), Davi Capua (Avenida Caxias/Beira Mar a esquerda) e Ilê Oxalá e Oxum (Rua Salvador do Sul/Beira Mar).

No sábado, Ogum das Matas Exu Tiriri – Pai Rodrigo de Xangô estará entre guaritas 132 e 133, Jocelito/Andréa na Rua Santos Dumont Beira Mar, Luciane Espíndula na Travessa 4 na guarita 117, e Reino d Xangô e Ossanhã na Avenida Santa Rosa/Beira Ma.

Publicidade

Matérias Relacionadas

Publicidade
Publicidade