Um homem morreu esmagado pela caçamba de um caminhão, na tarde desta quarta-feira (31), em uma empresa de Estância Velha, no Vale do Sinos. De acordo com o Corpo de Bombeiros do município, a vítima, de 64 anos, identificada como Valter dos Santos Melo, fazia a manutenção do veículo quando a estrutura, que estava erguida, despencou. O trabalhador acabou prensado.
O acidente aconteceu no pátio da construtora Sultepa, por volta das 14 horas. (Leia a nota da empresa abaixo). O local foi isolado para os trabalhos do Instituto-Geral de Perícias (IGP). Uma equipe esteve na empresa por volta das 16 horas. Brigada Militar e Polícia Civil também atenderam a ocorrência.
De acordo com o perito Carlos de Santis, que fez medições e fotos no local, um vazamento teria provocado a queda da caçamba. “O sistema hidráulico estava aberto, isso permitiu um vazamento de óleo, que provocou a descida da caçamba lentamente, atingindo esse mecânico. Ele era uma mecânico experiente”, detalha o perito.
O delegado de Estância Velha, Rafael Sauthier, diz que o caso é tratado inicialmente como um acidente de trabalho. Ele aguarda o resultado de duas perícias, uma no local do acidente e outra no veículo.
“Caso seja apontado que houve imperícia, negligência ou imprudência por parte da empresa ou de terceiros, o caso pode ser enquadrado em homicídio culposo, mas tudo indica ter sido um acidente de trabalho”, explica Sauthier.
Valter será velado na capela municipal do bairro Roselândia, em Novo Hamburgo, e enterrado no mesmo município. A data e os horários ainda não estão confirmados, pois dependem da liberação do corpo.
Nota da Sultepa
“A Sultepa Construções e Comércio LTDA manifesta seu mais profundo pesar pela fatalidade registrada nas dependências da empresa nesta quarta-feira (31) que resultou no falecimento de Valter dos Santos Melo, 64 anos, que atuava como mecânico de máquinas pesadas. Um funcionário com excelentes serviços prestados à instituição e com mais de 30 anos de experiência na função. Além disso, a atuação ao longo de todo o período com o qual esteve conosco foi sempre exemplar.
A Sultepa possui imensa responsabilidade pela segurança dos nossos colaboradores e adotamos as medidas cabíveis para evitar todo e qualquer acidente. Inclusive, investimos em capacitações e cuidados permanentes.
Infelizmente, mesmo assim, ninguém está livre de fatalidades como esta.
Expressamos solidariedade e estamos comprometidos em fornecer todo apoio e auxílio necessário à família do colaborador para não deixá-los desamparados.
Mais uma vez, expressamos nosso mais profundo pesar.
Estância Velha, 31 de maio de 2023.”
LEIA TAMBÉM