Um homem acabou preso depois de descumprir uma medida protetiva e invadir a casa da ex-companheira armado com uma faca. O caso aconteceu na madrugada de quinta-feira (26), em São Leopoldo. A Guarda Civil Municipal foi acionada para atender a ocorrência.
Chegando ao endereço, os agentes encontraram o suspeito escondido em um cômodo da casa, com um comportamento agressivo, a suspeita é de que estivesse sob efeito de drogas ou álcool. Para contê-lo, conforme os guardas, foi necessário o uso de uma arma de choque, já que o suspeito resistiu à abordagem.
Durante o transporte para a UPA, o homem ainda teria tentado se soltar e desacatou os agentes, chegando a ameaçar um deles. Após a realização de exame de corpo de delito, ele foi encaminhado à Delegacia de Pronto Atendimento, onde foi feito o registro da ocorrência.
Três feminicídios em 2024
Em São Leopoldo, três feminicídios foram registrados em 2024. Dois deles em agosto. Fernanda Nunes da Silva, 34 anos, foi morta esganada dentro de casa no bairro Santos Dumont. Cleonice Pacheco dos Santos, 48, morreu após ser atingida com um tiro no rosto, também dentro de casa, no bairro Feitoria.
Canais de denúncia contra violência doméstica
- Disque-denúncia: 0800-510-2828
- Disque 100 – Vítimas ou testemunhas de violações de direitos de crianças e adolescentes podem efetuar a denúncia através do Disque 100, serviço do Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos. A ligação é gratuita, funciona 24 horas e pode ser feita de qualquer parte do Brasil, todos os dias da semana. Também é possível realizar a denúncia pelo site. Nos dois casos há a possibilidade do anonimato.
- Conselho Tutelar – Deve ser acionado nos casos de violência, inclusive por familiares, de ameaça ou humilhação por agentes públicos, e de atendimento médico negado. O Conselho Tutelar é um dos órgãos de proteção e também recebe denúncias de violações dos direitos das crianças e adolescentes.
- Disque 180 – Em casos de violência contra mulheres e meninas, seja violência psicológica, física, sexual causada por pais, irmãos, filhos ou qualquer pessoa. O serviço é gratuito e anônimo.
- Polícias – A Polícia Militar deve ser acionada em casos de necessidade imediata ou de socorro rápido.
O número 190 recebe ligações de forma gratuita em todo o território nacional. Também é possível acionar as Delegacias Especializadas de Proteção à Criança e ao Adolescente.
LEIA TAMBÉM