Além de patrimônio histórico, várias casas em estilo enxaimel de Ivoti agora viraram obra de arte. As edificações foram fotografadas e transformadas em fototelas com intervenções artísticas. E a valorização destes imóveis não termina aí.
Um livro foi publicado reunindo imagens destas obras, com textos a respeito das famílias, das casas e de cada autor ou autora do trabalho. O lançamento de Olhares afetivos e coloridos sobre Ivoti ocorreu na noite de quarta-feira (31), na Sala de Conferências do Instituto Ivoti. A exposição das fototelas também ocorre no saguão da instituição de ensino até o dia 10 de agosto. As ações são iniciativas da Sociedade Ivotiense de Estudos Humanístico (Siehu) e alusivas ao Bicentenário da Imigração Alemã.
“Estas edificações são o testemunho da história. É um trabalho de conscientização para a comunidade de Ivoti continuar sendo Ivoti”, destaca a arquiteta Jaqueline Brenner, que integra a Siehu e é a curadora da exposição.
Se autoclassificando como uma preservacionista, Jaqueline explicou como se deu a escolha das construções históricas a serem retratadas. “Ivoti tem o maior conjunto arquitetônico em estilo enxaimel do Rio Grande do Sul. Escolhemos casas no perímetro urbano justamente porque temos a preocupação de que o crescimento da cidade faça com que muitas delas sejam desmanchadas”.
Para a artista plástica e presidente da Siehu, Andréa Cristina Baum Schneck, o livro infantojuvenil e o documentário – que será lançado no mês de outubro dentro das comemorações pelo 60º aniversário da emancipação de Ivoti – reúnem “um olhar de afetividade com pessoas que nos trazem as suas memórias”, disse Andréa.
Nas escolas
O livro infantojuvenil foi contemplado pelo Fundo Social da Sicredi Pioneira e terá 250 exemplares distribuídos para as escolas. Professores também vão passar por um formação.
Onde comprar
Para quem quiser comprar o livro, os contatos podem ser feitos com Andréa pelo telefone e WhatsApp (51) 99712-8268, com a Z Multi Editora pelo telefone (51) 3102-8282 e WhatsApp (51) 99961-4403. Pode ser comprado presencialmente na Livraria Moin e nas Ferragens Klein, em Ivoti.
Encontro vai debater a preservação
Neste sábado (3), a partir das 13h30, ocorrerá o encontro “Diálogos e Reflexões sobre os Caminhos da Preservação”, na Sala de Conferências do Instituto Ivoti. O evento também é organizado pela Siehu e compõe o conjunto de ações.
Haverá a presença de professores, historiadores, arquitetos, engenheiros e outros profissionais de diferentes áreas. “Nós teremos a participação do professor Günter Weimer, que é uma pessoa de grande destaque no que diz respeito a registros e pesquisas, ao trabalho no campo da arquitetura popular alemã do enxaimel”, enfatiza Andréa.
Além da Siehu, o encontro contará com representantes do Instituto Ivoti, do Conselho de Patrimônio Histórico de Ivoti, da Associação de Profissionais de Engenharia e Arquitetura de Ivoti (Apeai) e Universidade Feevale.
Entre as atividades previstas durante a tarde estão a recepção e apreciação das fototelas, rodas de conversas e momento para perguntas.
Andréa destaca que a Siehu também defende o uso do Salão Holler, que passa por uma restauração, como um espaço multiuso. “Trabalhar com educação patrimonial é fundamental neste tempo para que a gente possa realmente preservar o nosso legado e tecer um elo entre os diferentes tempos”, reforça.
LEIA TAMBÉM