abc+

GRAVAÇÕES

História do teatro em Canela será resgatada através de documentário

Produção foi contemplada em edital no final de 2023, com recursos da Lei Paulo Gustavo

Fernanda Steigleder Fauth
Publicado em: 29/05/2024 às 10h:17 Última atualização: 29/05/2024 às 11h:01
Publicidade

Com texto e direção de Lisiane Berti, um documentário será produzido para resgatar a história do teatro em Canela. A produção foi contemplada em edital no final de 2023, com recursos da Lei Paulo Gustavo.

Glenda Viezzer é uma das personalidades que dará seu depoimento no documentário



Glenda Viezzer é uma das personalidades que dará seu depoimento no documentário

Foto: Paula Vinhas/Divulgação

A obra será gravada no próprio Teatro Municipal, conhecido como Teatrão e local que foi casa de inúmeras peças ao longo das décadas.

Denominada “A História do Teatro em Canela”, a produção mostrará como as artes cênicas sempre estiveram presentes no contexto da comunidade canelense desde os anos 20, com saraus realizados nas antigas casas coloniais.

A cidade consolidou-se como um berço de talentos. Grupos de amigos de teatro se formavam, escolas abraçavam a arte e o resultado era um verdadeiro fervor pela cena teatral. Exemplo são o Festival Internacional de Teatro de Bonecos e o Festival de Teatro, eventos que marcaram época em Canela. Atualmente, eles não são mais executados, mas deixaram um legado na memória dos moradores.

O documentário trará depoimentos, registros históricos e curiosidades. Personalidades como Glenda Viezzer, Nilda de Athaides, os bonequeiros Bete Bado e Charles Leão Rodrigues, os historiadores Olmiro dos Reis e Marcelo Veeck participam.

” É uma emoção muito grande reviver a rica história do teatro em Canela. Cada entrevistado que pisava no Teatro municipal era um mergulho e um resgate de momentos que moldaram a cena teatral local. Uma produção que celebra o passado e inspira as novas gerações, traz um pouco do nosso pertencimento, da nossa identidade e nos faz alguns questionamentos: tivemos tantos eventos importantes, será mesmo que não podemos retomar em outros moldes o que sempre foi nosso legado? O teatro”, afirma Lisi.

Publicidade

Matérias Relacionadas

Publicidade
Publicidade