CULTURA
História de superação inspira livro de escritor gaúcho
Assinado pelos autores Luiz Otavio da Silva Nascimento (LON) e João Gabriel Carneiro, livro Brave Bruno é baseado em história real
Última atualização: 20/02/2024 08:54
O ano era 1989. A família Nascimento se deparou com um trágico acidente que envolveu um garoto de apenas sete anos, o pequeno Bruno, que teve mais de 50% do corpo queimado. O fato mobilizou todos os parentes, que lutaram até o fim pela sua sobrevivência. Duas pessoas, em especial, protagonizaram essa história: o tio e a mãe que se uniram para buscar as melhores possibilidades de tratamentos médicos. Esse é um breve resumo do que trata o livro Brave Bruno, uma história real de fé e superação, lançamento da Merita Editora, assinado pelos escritores Luiz Otavio da Silva Nascimento (LON) e João Gabriel Carneiro.
A obra, dividida em 28 capítulos e 160 páginas, retrata toda a jornada em torno do melhor caminho para salvar a vida de Bruno e levanta o tema “queimaduras em crianças”. LON, como é conhecido o tio do então garoto, decidiu tornar pública a história que enfrentou com sua família visando alertar a respeito do uso de garrafa de álcool líquido, além de ser uma forma de agradecimento a todos que contribuíram na jornada que salvou o menino.
Atendimento em São Paulo e apoio familiar
Bruno foi atendido pela equipe do Dr. Carlos Eduardo Roxo, no Hospital Sírio Libanês, em São Paulo, onde os médicos lhe deram apenas 10% de chances de sobrevivência. Então, sua última esperança foi a transferência urgente para o Shriners Burns Institute, em Boston, nos Estados Unidos, onde o seu longo tratamento para as queimaduras foi realizado. Na trajetória de cura do garoto, LON e a família contaram com a ajuda de diversas pessoas, desde profissionais da saúde aqui no Brasil, até funcionários da VARIG e de empresas de aviação americanas que foram fundamentais na liberação da entrada da família em território norte-americano.
Questionado sobre o livro, o tio LON menciona que a força motivadora das ações relatadas foi o amor alicerçado no forte ambiente familiar construído pelos seus paisl. "A história prende porque nos causa uma enorme comoção e identificação. Não temos por hábito imaginar o que nós faríamos, ou como reagiríamos diante de uma situação-limite como essa, envolvendo o que temos de mais importante: a vida de uma criança. Mas o risco é real e convivemos com ele diariamente, seja num churrasco de fim de semana, como no caso do Bruno, ou ao ferver uma simples panela com água. Quem tem filhos, tem que pensar nessas coisas. Por isso, a obra se torna tão relevante.”
“Além da busca incansável da família por um milagre, o que mais me emocionou ao ajudar a escrever a história foi a força de vontade de uma criança que decidiu sobreviver, o poder do amor e do afeto que ele recebeu nesse momento mais difícil, a grande determinação de todos os envolvidos, o impressionante papel da ciência, a solidariedade humana diante da dor do próximo, e o imponderável: aquela parte que a ciência não explica, e que só nos resta acreditar e confiar, porque sem a fé em alguma força superior, certamente nada do que é contado no livro seria possível: o milagroso caso do menino que ficou conhecido como Brave Bruno from Brazil", acrescenta João Gabriel Carneiro, coautor do livro.
No Brasil, de acordo com dados da Sociedade Brasileira de Queimados (SBQ), os acidentes dessa natureza são comuns. Anualmente, 150 mil pessoas são internadas no país, sendo que 30% são crianças. Um dado que serve como alerta é que 70% dos acidentes ocorrem no ambiente doméstico. Além disso, nos últimos cinco anos, foram registradas mais de 20 mil mortes por queimaduras, conforme o Ministério da Saúde.