A moradora de Parobé, Julia Calvi da Silva, 24 anos, foi eleita a 2ª Prenda Adulta do Rio Grande do Sul. A conquista foi durante a 53ª edição da Ciranda Cultural de Prendas, que aconteceu neste final de semana no Clube do Professor Gaúcho, em Porto Alegre.
O resultado, que coloca a 22ª Região Tradicionalista (RT) em destaque no cenário estadual, saiu na madrugada deste domingo (21), durante o Fandango da 53ª Ciranda.
LEIA MAIS: Desfile da Kolonistenfest lembra rotina da vida no campo em Ivoti
Bacharela em Direito, Julia foi aclamada a segunda principal prenda do Estado após três dias de provas escrita, oral, artística e mostra folclórica.
Integrante do CTG Sangue Nativo, de Parobé, desde os 6 anos de idade, a agora 2ª Prenda do RS destaca que a conquista representa um sonho realizado, já que essa foi a primeira vez que a 22ª RT tem uma prenda adulta entre as prendas tituladas do Rio Grande do Sul.
ENTRE NO CANAL DO ABCMAIS NO WHATSAPP
“Nós já tivemos anteriormente prendas mirins, prendas juvenis, mas nunca havíamos chegado entre as três prendas na categoria adulta”, afirma.
“Então, é um motivo de felicidade muito grande, de realização, como se fosse uma realização de todas aquelas prendas que vieram antes de mim e que não conseguiram. Eu represento isso: essa história de construção, de persistência.”
Julia afirma que, embora seja ela quem subiu ao palco ao final do concurso, essa conquista não é exclusiva sua.
“Muitas pessoas foram importantes para que eu chegasse ao título. Familiares, pessoas da entidade, coordenadoria regional, patronagem do CTG Sangue Nativo, amigos que sempre acreditaram, que sempre me incentivaram. Ou seja, é uma conquista coletiva”, enfatiza.
Ela também enaltece o tempo de dedicação aos estudos e ensaios, que exigiram horas de dedicação. “Ainda estou em êxtase, meio em choque, sem acreditar direito, mas é uma felicidade imensa”, completa.
VEJA TAMBÉM: Desfile valoriza colonos e homenageia bicentenário da imigração alemã em Igrejinha; veja fotos
“Ela tem trilhado um lindo caminho”
A coordenadora da 22ª RT, Carla Elisa Behs, enfatiza a dedicação de Julia Calvi da Silva ao longo do processo, especialmente durante as diversas provas de conhecimento.
“É tudo muito difícil, é um trabalho que exige dedicação e tempo. Mas a Julia nos representou lindamente e encantou a todos, tirando ótimas notas”, afirma.
Segundo Carla, o resultado tem o DNA de Julia, que é uma mulher “obstinada e resiliente”. “A verdade é que estamos muito felizes e orgulhosos pela conquista dela. Ela tem trilhado um lindo caminho, e essa vitória volta a colocar a 22ª RT em destaque no cenário tradicionalista do Estado”, coloca.
Isso porque antes de chegar à categoria adulta, Julia já havia sido eleita 3ª Prenda Juvenil do Estado no mandato 2017-2018, dando destaque à região que é composta por seis municípios do Vale do Paranhana.
Pelo resultado, a 22ª RT será sede do Seminário Estadual de Prendas em 2025. A previsão é de que o encontro que reúne todas as prendas do Rio Grande do Sul aconteça em fevereiro, no município de Parobé.
FIQUE DE OLHO: Motoristas são abençoados em procissões em homenagem a São Cristóvão
LEIA TAMBÉM
Conheça as outras prendas eleitas:
Além de Julia, compõem o prendado adulto do Movimento Tradicionalista Gaúcho (MTG-RS) para a gestão 2024-2025 a:
- 1ª Prenda Isabella Nunes da Silva, do CTG Estância da Serra, de Osório (23 ª RT);
- 3ª Prenda Edilene Martins Magalhães, do CTG Galpão da Boa Vontade, de Palmeira das Missões (17 ª RT).
SIGA O ABCMAIS NO GOOGLE NOTÍCIAS!
Na categoria Juvenil, as escolhidas são:
- 1ª Prenda é Laís Boff Seitz, do DTG Polivalente, de São Jerônimo (2ª RT);
- 2ª Prenda é Manuella Tabaczinski Portela, do CTG Sentinela da Querência, de Erechim (19ª RT);
- 3ª Prenda é Amanda Bissani Tonial, do CTG Rincão da Roça Reúna, de Veranópolis (11 ª RT).
Na categoria Mirim foram eleitas:
- 1ª Prenda Raiany de Freitas, do CTG Missioneiro dos Pampas, de Três Passos (20ª RT);
- 2ª Prenda Cecília Feil Schmidt, do DTG Polivalente, de São Jerônimo (2ª RT);
- 3ª Prenda Victória Luiza Copatti Lauermann, do CTG Doze Braças, de Sananduva (29 ª RT).