abc+

PATRIMÔNIO CULTURAL

História da hospedagem mais antiga da Serra gaúcha terá documentário exibido neste sábado; saiba mais

Exibição do projeto conduzido pelo Memórias de São Francisco de Paula é gratuita

Fernanda Steigleder Fauth
Publicado em: 26/08/2024 às 11h:04
Publicidade

A hospedaria mais antiga da Serra gaúcha, fundada há 125 anos, em São Francisco de Paula, será retratada em um documentário que será exibido neste sábado (31). É o Parador Hampel que iniciou suas atividades em 1899, por Franz Joseph Rudolph Hampel.

Memórias de São Francisco de Paula tem pré-estreia sábado no Parador Hampel



Memórias de São Francisco de Paula tem pré-estreia sábado no Parador Hampel

Foto: Arquivo pessoal

A produção audiovisual, que foi conduzida pelo projeto de educação patrimonial Memórias de São Francisco de Paula, é denominada como “Hampel, 125 anos” e conta a história do empreendimento.

A obra apresenta, ainda, a vida do imigrante nascido em Viena, que subiu a Serra para instalar a sua Quisisana Pensão Hampel. Frequentadores, administradores, trabalhadores e especialistas lembram o que torna o local um patrimônio cultural que inaugurou a hospitalidade na Serra gaúcha e ajudou a construir a identidade do município e da região.

LEIA TAMBÉM: Festival da Primavera de Nova Petrópolis tem programação divulgada; confira

A exibição será às 18 horas, na Sala de Chá do hotel centenário. Os ingressos gratuitos podem ser garantidos na plataforma Sympla. O público poderá curtir a propriedade a partir do meio-dia, no almoço “Alemão do Hampel”, servido no restaurante Ana Terra, mediante reservas pelo (54) 9 9692-9717.

O documentário de 30 minutos é uma realização do Ministério da Cultura, por meio da Lei Paulo Gustavo, com apoio cultural do Parador Hampel e da produtora Diáspora. 

Publicidade

Matérias Relacionadas

Publicidade
Publicidade