CULTURA

História criada por várias mentes criativas já está impressa em Ivoti

Obra de ficção histórica será lançada na 41ª Feira do Livro

Publicado em: 25/09/2024 07:00

Um lugar fictício, com personagens e enredo baseados em acontecimentos históricos que misturam as temáticas da imigração, Revolução Farroupilha e a vida nas colônias fazem leitores e leitoras mergulharem numa narrativa criativa. Toda essa história foi criada por mentes de um professor que serviu como um guia para aguçar estudantes de duas escolas municipais de ensino fundamental (Emefs) de Ivoti: Nelda Julieta Schneck e Jardim Panorâmico. O livro intitulado Tempestade Bom Jardim - Gartensturm será lançado pela Z Multi Editora na 41ª Feira do Livro de Ivoti, na Praça Concórdia. A primeira atividade será na sexta-feira (27), com oficina e bate-papo às 8h30 e 14 horas. No mesmo dia, às 18 horas, haverá um sarau com outros autores locais. Já às 14 horas de sábado (28), o grupo terá uma sessão de autógrafos coletiva na Praça Concórdia.


Estudantes da Escola Municipal Nelda Julieta Schneck com o professor Pedro Vicente Foto: Moacir Fritzen/GES-Especial

E a obra tem mais um diferencial: é bilíngue, em português e alemão, graças ao auxílio de uma equipe que se dedicou à tradução sob a coordenação da professora Marisa Andrea Kalkmann.

As ideias foram desenvolvidas ao longo de atividades escolares com turmas de 8º e 9º anos. “Feira do Livro sempre foi um evento para estimular a leitura. Então pensei: pode incentivar a escrita também”, conta o professor doutor Pedro Vicente Stefanello Medeiros, que além de lecionar, foi o coordenador e organizador da obra. E assim surgiu a proposta feita a estudantes. Ao longo de aproximadamente um ano, as turmas desenvolveram toda a trama.

O desafio seguinte foi colocar os textos no papel. “Assim, misturei algo fictício com conteúdo histórico. E como todos participavam, isso serviu para criar o interesse e fixar melhor o conteúdo”, comenta.
O livro com 288 páginas tem a coautoria assinada por Amanda Thomas Baier, Cauã Gustavo Sesterhenn, Eduarda Neumann da Luz, Erick Arnecke, Héctor Finger Budske, Natália Maurer, Suélen Cristine Henrich, Victor Rafael Eichstatt e Yasmin Isabelly da Motta Pedroso. “Esses nove participaram da produção textual, mas todas e todos se envolveram”, reforça o professor.

Autores e autoras se inspiram em suas famílias

A publicação foi viabilizada pelo Fundo Social da Cooperativa Sicredi Pioneira. “Tentamos exercitar como seria se o desfecho da Revolução Farroupilha fosse diferente”, descreve o professor. “Em nossa ficção os Farrapos venceram a guerra e concretizaram a independência daquilo que chamaram de República Farroupilha”.

Udo Sturm (nome fictício) é o protagonista, um ex-Brummer, aliado dos farrapos, que se instalou em Bom Jardim (antigo nome de Ivoti) e fundou uma indústria de armamentos que impulsionou a construção de uma ferrovia e a implementação de uma mina de carvão mineral.

O professor Pedro Vicente também destaca que os autores e as autoras se inspiraram no próprio contexto em que vivem, no interior, nas suas famílias, nos casarios antigos e nos acontecimentos nestes lugares. “Alguns personagens têm até mesmo os sobrenomes deles”, conta. “O final foi criado num fim de semana em que nos reunimos e tomamos um café”, emenda.

O livro conta com ilustrações da aluna Yasmin Tainá Schweig e poderá ser adquirido nas duas escolas ou com a Z Multi Editora por R$ 39,90.

Feira do Livro em novo local

A 41ª Feira do Livro de Ivoti vai ocorrer em um novo local: na Praça Concórdia. A estrutura já está sendo montada e ocupa também uma parte da Rua São Leopoldo, que está bloqueada para o trânsito desde segunda-feira (23)

Nesta edição, Gisele Federizzi Barcellos será a patrona do evento. Autora e ilustradora, faz piqueniques literários, promovendo, mediando leituras e incentivando pais e cuidadores a lerem para suas crianças. Também promove oficinas sobre como funciona a produção do livro infantil.

O evento terá apresentações musicais, de teatro, dança, bate-papo com autores, lançamento de livros, sessões de autógrafos, entre outras atividades. São diversas atrações ao longo do evento, além de contação de histórias, intervenções artísticas itinerantes, projeto Borboletra, brinquedos infláveis e muito mais.

A programação na Praça Concórdia será de 27 a 29 de setembro, na sexta e sábado das 9 às 19 horas e no domingo das 9 às 18 horas. E nos dias 24, 25, 26, 27 e 30 de setembro e 1º de outubro, as escolas municipais, estaduais e associações receberão atividades.

 

Confira a programação completa da 41ª Feira do Livro de Ivoti


Sexta-feira (27/09)

8h - Início da 41ª Feira do Livro

8h30 às 10h30 - Oficinas de Arte para alunos de 6º anos e bate-papo com "Jovens Protagonistas: escrita interativa e patrimônio"

14h às 16h - Oficinas de Arte para alunos de 6º anos e bate-papo com "Jovens

Protagonistas: escrita interativa e patrimônio"

18h - Sarau com escritores locais

19h30 - Abertura oficial da 41ª Feira do Livro com a presença da patrona Gisele Federizzi e apresentação Ascarte & Instituto Ivoti

20h30 - Encerramento


Sábado (28/09)

9h - Início da Feira

09h às 12h - Momento Cidadania

10h - Bate-papo com a patrona Gisele Federizzi

14h - Lançamento de livros e sessão de autógrafos de escritores locais

15h30 - Contação de histórias com Rosane Castro

16h30 - Espetáculo de Dança do Plug (Programa de Lazer Unindo Gerações) "Cores e formas" pelos olhos de Gisele Federizzi

19h - Encerramento


Domingo (29/09)

9h - Início da Feira

10h - Na Sociedade Concórdia, espetáculo Cuco – "A Linguagem dos Bebês no Teatro", público indicado: 0 a 4 anos (Vagas limitadas por ordem de chegada)

14h30 - Escola Nova MusicArte Ivoti - grupo Prática Vocal de Adultos e

Banda MoonArt com professores e alunos.

15h30 - Espetáculo Dance - Vanessa Träsel " "Relembrar me faz dançar"

16h30 - As Aventuras Do Fusca A Vela - Grupo Ueba

18h - Encerramento

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Matérias Relacionadas