Em três dias, o evento climático associado a uma microexplosão se repete na região dos vales. Na quinta-feira (26), Taquara foi atingida pela força dos ventos com potencial destrutivo. Neste sábado (28), a cerca de 85 quilômetros da cidade do Vale do Paranha, Harmonia, no Vale do Caí, foi rota de rajadas superiores a 100 km/h. A estimativa da velocidade dos ventos é da MetSul Meteorologia.
Os meteorologistas da MetSul avaliaram os impactos causados pela tempestade que também foi acompanhada de chuva. A análise indica que há condições para considerar que os moradores de Harmonia foram afetados pelo fenômeno downburst.
“As evidências preliminares apontam que o evento severo de vento em Harmonia se tratou de uma corrente descendente de vento violenta localizada, uma micro-explosão ou downburst, em situação semelhante ao que atingiu o município de Taquara nesta semana”, segundo MetSul.
Em Harmonia, o efeito da passagem dos ventos violentos atingiu principalmente a área central localizada na zona urbana, onde vive a maioria dos habitantes. Casas ficaram destelhadas, árvores foram arrancadas, uma construção veio abaixo e praticamente não sobrou nenhuma parece de um ginásio de uma escola estadual.
Para dar suporte aos moradores, a Defesa Civil da cidade, Bombeiros Voluntários, Brigada Militar e diversos órgãos da prefeitura se mobilizaram.
A prefeitura orienta que os moradores que precisarem de suporte façam contato com os Bombeiros Voluntários pelo telefone (51) 99971.6290. Para receber atendimento, é necessário fornecer dados de identificação e de local atingido.
LEIA TAMBÉM
- Categorias
- Tags