O Hamburgo Velho Folia embalará o bairro histórico do Município com diferentes ritmos de música, com concurso de fantasias para adultos e crianças e com carnaval infantil. As atrações ocorrerão domingo (11), das 15 às 22 horas, na Avenida Maurício Cardoso, 132, em frente à Casa da Cultura Dalilla Sperb. O evento é gratuito.
Vão movimentar o evento o cantor e compositor João Maurício Silveira, a banda alamares e as escolas de samba hamburguenses Protegidos e Cruzeiro do Sul.
A programação para as crianças é intensa das 15 às 19 horas. No pátio da sede da Secult, terão pinturas faciais, esculturas de balão, personagens e malabares. Já quem quiser participar do concurso de fantasias deve inscrever-se das 15 horas às 17h30. A previsão é que o desfile ocorra próximo das 18 horas.
Até quando vai o calorão? Confira a previsão do que está por vir no feriadão de carnaval
O Hamburgo Velho Folia terá um espaço com opções de alimentação e bebidas. Ao todo, serão 10 comerciantes. A estrutura contará também com banheiros químicos.
“A segunda edição do Hamburgo Velho Folia consolida a versão mais convidativa do carnaval da região. Temos as escolas de samba, duas atrações, carnaval infantil sendo todas as atividades sem cobrança de ingressos. Será contagiante e mobilizador para que cada vez mais toda comunidade participe das festividades e também conheça e prestigie o nosso Centro Histórico”, frisa o titular da Secretaria de Cultura, Ralfe Cardoso.
Estrutura
Segundo a Secult, a montagem da estrutura iniciará um dia antes. Com isso, no sábado o trecho onde ocorre o evento estará fechado para circulação de veículos ao meio-dia para os trabalhos começarem a partir das 13h30. No entanto, a maior parte das estruturas será montada no domingo a partir das 9 horas.
Agende-se
15 horas – Início do evento
15 às 19 horas – Carnaval Infantil
16 horas – Show com João Maurício e o Bloco do Céu
18 horas – Escola de Samba Protegidos
19 horas – Escola de Samba Sociedade Cruzeiro do Sul
20 horas – Show com Calamares
22 horas – Encerramento
Os ritmos do evento
Calamares é uma banda de Porto Alegre, especializada em eventos, com repertório e energia de palco para criar memórias. A banda apresenta hits de várias épocas e estilos pra agitar o ambiente.
João Maurício Silveira nasceu em Salvador, Bahia, mas vive no Rio Grande do Sul. Tem mais de 100 músicas compostas. Ele formou a banda Ojú Obá no cenário musical baiano, integrou a banda Cheiro de Amor, gravou vários discos e jingles, além de compor, em parceria com Bastola e Tiago Quadros. Ele deixou a Cheiro de Amor para mergulhar nas raízes da música brasileira, como inesquecíveis momentos em tons de Bossa Nova e Samba Canção.
A Sociedade Cruzeiro do Sul, fundada em 28 de outubro de 1922, foi criada a partir da organização em torno do futebol, do carnaval e da cultura, solidificando-se ao longo de sua trajetória por ser um espaço agregador de elementos da cultura negra. É considerada Patrimônio Histórico e Cultural Imaterial de Novo Hamburgo. Atualmente a Sociedade Cruzeiro do Sul desenvolve nas suas dependências: os Projetos Sábado da Gente, o Programa Melhor Idade, o Sarau do Cruzeiro, o Projeto Sábado da Comunidade, seu time de futebol, além das diversas atividades ligadas à cultura popular como o carnaval e ações de arrecadação.
Os enredos da Cruzeiro do Sul abordam temáticas voltadas para o desenvolvimento da consciência e responsabilidade ambiental e social. São mais de 20 títulos de campeã em Novo Hamburgo.
A Escola Protegidos foi fundada em 15 de novembro de 1969. Suas cores são o verde, o vermelho e o branco. A escola já conquistou 24 títulos ao longo de sua história, participando dos desfiles no Carnaval de Porto Alegre desde 1993, sendo campeã do Grupo Especial de Porto Alegre em 2011.
No evento fará uma apresentação ao público com samba deste e de outros anos, como se fosse um ensaio técnico do desfile para Novo Hamburgo e Porto Alegre.
A Protegidos realiza eventos em sua quadra com cunho social, como o brechó solidário realizado periodicamente onde a arrecadação é destinada a entidades que atendem dependentes químicos, oficinas de instrumentos musicais e danças. Dos projetos surgem novos talentos que integram a escola e ou grupos musicais ou de danças na cidade e região.
LEIA TAMBÉM