SÃO LEOPOLDO

Hackathon Tecnosinos busca soluções para vulnerabilidades do SUS

Evento é realizado neste fim de semana na Unisinos e reúne cerca de 160 estudantes

Publicado em: 20/10/2024 15:22
Última atualização: 20/10/2024 15:23

Estudantes de diferentes universidades da região estão reunidos neste fim de semana na Unisinos, em São Leopoldo, onde ocorre mais uma edição do Hackathon Tecnosinos. O evento, alusivo à Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, é promovido pelo Parque Tecnológico São Leopoldo, em parceria com o Hospital Mãe de Deus, SebraeX e Escola de Saúde da Unisinos.

Equipes trabalharam nos projetos durante dois dias Foto: Renata Strapazzon/GES-especial

As atividades aconteceram no sábado (19) e no domingo (20) e contaram com cerca de 160 inscritos, que foram divididos em seis grupos. Os três primeiros colocados serão premiados ao final do evento, previsto para as 18h30 deste domingo.

A equipe campeã, receberá acesso ao programa de pré-incubação da Unidade de Inovação e Tecnologia (Unitec) e aos cursos de capacitação oferecidos pelo Tecnosinos para os empreendedores por um ano. Já o segundo e o terceiro colocados receberão acesso aos cursos ofertados pelo Tecnosinos durante um ano. Segundo o gestor executivo do Tecnosinos, Silvio Bitencourt da Silva, esta edição do evento apresentou aos estudantes um desafio voltado para solucionar problemas nas área da saúde, focado nas fragilidades do sistema Único de Saúde (SUS).

LEIA TAMBÉM: Fórum Brasil-Alemanha na Unisinos celebra o Bicentenário da Imigração Alemã

"Aqui estamos cumprindo nosso propósito, que é o propósito de origem da incubadora dentro do Tecnosinos, de alimentar o desenvolvimento de novos empreendimentos, mostrando onde existem desafios, oportunidades e fazendo esta conexão entre pessoas interessadas em resolver estas questões. Aqui nós formamos grupos, eles se conhecem no fim de semana e a partir daqui podem gerar ideias de empreendimentos que no futuro serão empreendimentos de sucesso no Tecnosinos", comenta Silva.

De acordo com o multiplicador e facilitador de eventos de inovação do Sebrae, Lucas Cezar aos estudantes foram apresentados vulnerabilidades do SUS como escassez de medicamentos, mal gerenciamento do uso de recurso, tempo de espera, entre outros.

Troca de experiências

Proprietário de uma startup de inclusão de profissionais na área de tecnologia, Diraci Júnior Trindade da Silva participou do evento como mentor voluntário. "Nossa missão é orientar com dicas principalmente dentro do desafio e das dinâmicas que a gente faz para que eles possam seguir as rotinas para chegar a soluções viáveis de serem apresentadas", explica.

SAIBA MAIS: AEROPORTO: O que os passageiros precisam saber sobre a volta dos voos ao Salgado Filho

"Estar no meio de pessoas que estão focadas na sua carreira em construir soluções para problemas do cotidiano, da vida das pessoas, me motiva a estar aqui, a mentorar, ajudar, orientar estes estudantes", completa Silva.  

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Matérias Relacionadas