abc+

Registros do tempo

Relembre marcas históricas da estação meteorológica de Campo Bom inaugurada há 40 anos

Estação de meteorologia entrou em funcionamento em 1º de setembro de 1984. Desde então, Nilson Wolff é o homem do tempo de Campo Bom

Débora Ertel
Publicado em: 01/09/2024 às 08h:01 Última atualização: 30/08/2024 às 18h:29
Publicidade

Se Campo Bom ficou conhecida como uma das cidades mais quentes do Rio Grande do Sul, o título só foi possível porque há registros oficiais para comprovar que os termômetros sobem “pra valer” no município.

É da estação de meteorologia do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), que completa 40 anos de funcionamento neste domingo (1º), que são registrados os dados oficiais sobre o comportamento do clima. Foi em 1º de setembro de 1984 que tiveram início as operações do local, com a cerimônia de inauguração realizada em 7 de setembro.

CLIQUE AQUI E INSCREVA-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Na foto (abaixo), estão o prefeito da época, Karl Heinz Kopittke, e ao seu lado o deputado Nestor Fips Schneider. Ao centro do portão, a menina Camile Hoffmeister, que soltou a fita inaugural. E, ao lado esquerdo, Nilson Wolff, que completará 71 anos em 31 de agosto, e está envolvido com o trabalho da estação desde o início, atividade que o fez ser conhecido como o homem do tempo.

Inauguração da Estação de Meteorologia de Campo Bom em 1984 | abc+



Inauguração da Estação de Meteorologia de Campo Bom em 1984

Foto: Arquivo/Nilson Wolff

Funcionário público municipal, ele é o encarregado pela estação, função que, desde de 2016, quando chegou a aposentadoria, exerce de maneira voluntária.

Wolff explica que graças aos dados da estação é possível emitir alertas de enchentes, informação fundamental para as equipes de Defesa Civil. “Além do mais, se conhece a característica do clima da região, com média da temperatura não só de Campo Bom, mas de Sapiranga e Novo Hamburgo, das cidades aqui na volta”, comenta.

ACOMPANHE: SIGA O ABCMAIS NO GOOGLE NOTÍCIAS!

Ao longo desses 40 anos de registros, Wolff explica que foi possível observar que a média de geadas da região é de 15 por ano. “Neste ano, nós tivemos oito por enquanto. Então, provavelmente, não teremos as 15. Mas vale lembrar que já tivemos neve na região em setembro. Foi em 4 de setembro de 2006, em Novo Hamburgo”, lembra.

Nilson Wolff atua na estação de meteorologia desde 1984  | abc+



Nilson Wolff atua na estação de meteorologia desde 1984

Foto: Vilson Paulo Wolff/Divulgação

Nessas quatro décadas de registros, ele destaca o recorde de temperatura máxima em novembro de 1985, com 41.9°C, e a mínima de -1,8°C em julho de 2000 e julho de 2009. Já o mês mais seco neste período foi junho de 2016, com apenas 5,4 milímetros.

O mais chuvoso de todos os tempos foi o recente mês de maio deste ano, com 546,2 milímetros, o que ocasionou na mais catástrofe climática do território gaúcho.

Registro da enchente no bairro Barrinha, em Campo Bom  | abc+



Registro da enchente no bairro Barrinha, em Campo Bom

Foto: Laura Rolim/GES-Especial

“Antes, a observação era manual e eu precisava ir três vezes por dias lá. Isso foi até 2013, quando a estação ficou automática e se pôde acompanhar à distância a evolução da temperatura, direção do vento e quanto choveu. Hoje, você só fica de olho na manutenção”, explica.

FIQUE POR DENTRO: ENTRE NO NOSSO CANAL NO WHATSAPP

Wolff conta que Novo Hamburgo chegou a ter uma estação do Inmet na década de 1980, junto à Secretaria Municipal de Obras, mas o serviço foi desativado ainda naquele período.

A estação campobonense fica no Centro Municipal de Educação Ambiental Nestor Weiler (Cemea) e a equipe acompanha o trabalho de Wolff. “Eu tenho apoio do pessoal, porque ninguém é eterno”, conclui. 

Publicidade

Matérias Relacionadas

Publicidade
Publicidade