Mais de dois meses após o anúncio oficial, as gurias gremistas enfim conheceram sua nova casa: o Complexo Esportivo da Universidade Luterana do Brasil (Ulbra). O treino nesta quarta-feira (25) foi o primeiro na futura sede, já que o local tem passado por obras, com o objetivo de aprimorar a estrutura das categorias sub-20 e profissional. “A primeira impressão foi muito boa. A gente pôde usufruir da estrutura dos campos, que estão em excelentes qualidade e foi um dos pontos que nos fez antecipar a nossa vinda”, explicou a supervisora do Departamento Feminino, Patrícia Gusmão.
O feminino gremista ainda não tem uma data exata para se mudar definitivamente para Canoas. “Estão faltando alguns detalhes nas obras do alojamento. Então estamos aguardando a finalização, para depois sim, fazer nossa mudança e utilizar toda a estrutura do Complexo Esportivo.” Enquanto isso não ocorre, as atividades continuam no Estádio Antônio Vieira Ramos, o Vieirão, em Gravataí. O município da região metropolitana serve de alojamento e centro de treinamentos para o tricolor desde 2018. Já as partidas com com mando de campo das gurias gremistas ocorrem na Arena do Grêmio ou no CFT Helio Dourado, em Eldorado do Sul.
De acordo com Patrícia, a tomada de decisão foi a partir da evolução do Departamento de Futebol Feminino. “Nos últimos três anos a nossa equipe sempre esteve entre as oito melhores do Brasil. Então a nossa ideia é conseguir ampliar essa estrutura, precisando de um espaço físico onde pudesse acomodar todas as atletas e um número maior de campo de treinamentos.” Patrícia reforça que a partir disso o clube buscou a parceria com a Ulbra. “Acredito que quando a gente estiver 100% instaladas aqui, vamos conseguir evoluir ainda mais.”
Brasileirão 2024 em Canoas? “Ainda é cedo”, diz Patrícia Gusmão
Questionada sobre a possibilidade do Campeonato Brasileiro de 2024 ser disputado em Canoas, Patrícia despistou. “Acredito que ainda é cedo para afirmar que vamos jogar na Ulbra. Afinal também contamos com as estruturas da Arena do Grêmio e o centro de treinamento em Eldorado do Sul. Mas acredito que isso possa vir a acontecer também, dependemos de conseguir primeiro fazer a mudança completa, finalizar a estrutura e aí sim, dar esse passo maior que é jogar aqui em Canoas.”
Avaliação da temporada do clube em 2023
No que se refere a temporada 2023, a equipe terminou o Brasileirão na 9ª posição, três a menos do que o Cruzeiro, último time classificado para a segunda fase. “Não fizemos um Campeonato Brasileiro da maneira como gostaríamos,” Já no Campeonato Gaúcho a campanha é considerada positiva. “Projetamos um final de ano melhor, queremos chegar na final para conquistar o bicampeonato.”
LEIA TAMBÉM
- Categorias
- Tags