abc+

PREVENÇÃO

Guarda Municipal e Corpo de Bombeiros realizam simulação de acidente de trânsito em Estância Velha

Atividade faz parte da Semana Nacional de Trânsito, e busca conscientizar motoristas e pedestres dos riscos de acidentes

Laura Rolim
Publicado em: 19/09/2024 às 17h:30 Última atualização: 19/09/2024 às 17h:30
Publicidade

Com objetivo de conscientizar motoristas e pedestres, a Guarda Municipal e o Corpo de Bombeiros de Estância Velha realizaram uma simulação de acidente de trânsito na manhã desta quinta-feira (19), na Avenida Brasil, no Centro. A atividade faz parte da programação da Semana Nacional de Trânsito, e reuniu crianças e a comunidade local, que acompanharam a atuação dos agentes em situações de emergência.

Guarda Municipal e Corpo de Bombeiros de Estância Velha realizam simulação de acidente de trânsito na Avenida Brasil. | abc+



Guarda Municipal e Corpo de Bombeiros de Estância Velha realizam simulação de acidente de trânsito na Avenida Brasil.

Foto: Laura Rolim/GES-Especial

De acordo com o Comandante do Corpo de Bombeiros de Estância Velha, tenente Luciano Duarte Boeira, a simulação ocorre todos os anos em conjunto com a Guarda Municipal, em alusão a Semana do Trânsito, que ocorre de 18 a 25 de setembro. Além do alerta que é feito a comunidade, a ação simula um resgate veicular.

“Nós buscamos sempre direcionar ao público infantil, para que se preparem para a vida de adulto, pois ser uma pessoa habilitada exige muita responsabilidade”, comenta Boeira. A demonstração serve para demonstrar o trabalho dos agentes quando ocorrem acidentes de trânsito. “Neste caso, tem uma pessoa presa as ferragens. Vamos vir com o caminhão e equipamentos para desencarceramento, para poder tirar a pessoa em segurança, além do socorro a vítima”, explica o tenente.

LEIA TAMBÉM: Vídeo mostra o que aconteceu antes de gritos e incêndio com homem morto em Novo Hamburgo

Boeira destaca que, assim que chegam ao local do acidente, as equipes trabalham na segurança da cena. “A guarnição chega ao local, visualiza a cinemática do trauma e faz uma avaliação pelas marcas nos veículos. Se, por exemplo, o motorista bateu com a cabeça no para-brisa. Depois, fazemos o isolamento da via, para que um veículo pesado não atropele os socorristas”, reforça.

Para o guarda municipal e responsável pelas atividades de trânsito Paulo de Oliveira, a simulação contribui para alertar as crianças e os adultos sobre os riscos no trânsito. “Os acidentes acontecem porque alguém deixou de fazer sua parte. Precisamos cobrar uns dos outros as atitudes no trânsito. O passageiro deve cobrar do motorista se estiver fazendo algo errado, como cruzar o sinal vermelho, pois isso impacta na segurança de todos que estão a bordo do veículo”, observa.

Atividade chamou atenção dos pequenos

Para o estudante Jonathan Vinícius da Silva, 6, que já tinha visto outros acidentes de trânsito, a atividade lhe trouxe aprendizados. “Aprendi que nunca pode ficar sem cinto e tem que respeitar os semáforos”, afirma. Já o amigo Lucca Gomes, 6, entendeu a importância de utilizar a cadeirinha no banco de trás. “Eu aprendi que não podemos andar rápido e que temos que usar cinto de segurança. Se andar em alta velocidade, podemos bater o carro e sofrer um acidente”, comenta.

SAIBA MAIS: Rio Grande do Sul tem cinco alertas do Inmet para risco de tempestade

Jonathan Vinícius da Silva e Lucca Gomes | abc+



Jonathan Vinícius da Silva e Lucca Gomes

Foto: Laura Rolim/GES-Especial

Veja o vídeo abaixo:

Publicidade

Matérias Relacionadas

Publicidade
Publicidade