abc+

SEGURANÇA

Guarda Municipal de Estância Velha realiza capacitação sobre drones

Objetivo é ampliar o alcance da segurança pública por meio da tecnologia

Giordanna Vallejos
Publicado em: 30/04/2024 às 16h:17 Última atualização: 30/04/2024 às 16h:20
Publicidade

Nesta terça-feira (30), às 11 horas, a Guarda Municipal de Estância Velha promoveu um curso prático de drones para três participantes da Guarda Municipal de Cachoeirinha.

Treinamento de drone em Estância Velha | abc+



Treinamento de drone em Estância Velha

Foto: Giordanna Vallejos/GES-Especial

O treinamento ocorreu no PAC, localizado no Centro de Estância Velha, na Rua Balduíno Weber. Dez aspirantes da Guarda Municipal da cidade também participaram do curso.

Marcos Batista, operador de drone de Estância Velha, destacou a versatilidade dessa tecnologia: “O drone é muito útil, usamos em policiamento aéreo, tráfico de drogas, para questão de trânsito. Somos os pioneiros do Estado, por usarmos o drone para combate a dengue.” Ele enfatiza ainda o papel dos drones em operações de resgate, mostrando a diversidade de maneiras que os drones servem nas operações de segurança.

Marcos Batista, operador de drone da Guarda Municipal e Alexandre Barbosa dos Santos, subcomandante de Cachoeirinha   | abc+



Marcos Batista, operador de drone da Guarda Municipal e Alexandre Barbosa dos Santos, subcomandante de Cachoeirinha

Foto: Giordanna Vallejos/GES-Especial

Já o subcomandante da Guarda Municipal de Cachoeirinha, Alexandre Barbosa dos Santos, ressaltou a importância do treinamento devido às recentes adversidades climáticas: “A necessidade deste treinamento veio com as chuvas, tem muitas pessoas que moram próximas de barrancos e tem essas enchentes. A intenção, além de outras funções que podemos utilizar o drone, é focar na busca e salvamento em enchentes”, disse ele.

Grupo que participou da formação em Estância Velha  | abc+



Grupo que participou da formação em Estância Velha

Foto: Giordanna Vallejos/GES-Especial

O guarda municipal Fábio Pacheco Jesus, de Cachoeirinha, compartilhou sua percepção positiva sobre a experiência de operar drones: “É muito interessante para nós, da segurança pública, pois precisamos estar em locais que às vezes não temos acesso e a visão aérea ela é muito melhor”.

Esse investimento em capacitação, segundo Marcos Batista, reflete a crescente adoção de tecnologias inovadoras para fortalecer as operações de segurança pública, visando aprimorar a eficiência e a abrangência das atividades das guardas municipais.

Publicidade

Matérias Relacionadas

Publicidade
Publicidade